top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Smart Fit realiza acordo com Procon, em 97% das reclamações dos consumidores

Grande parte das demandas referem-se a dificuldades no cancelamento do serviço contratado

Desde o início do isolamento social, em março deste ano, o Procon Estadual do Rio de Janeiro recebeu cerca de 900 reclamações contra a Smart Fit. Em agosto, a Autarquia abriu um ato de investigação preliminar para apurar a dificuldade que os consumidores estavam enfrentando para efetuar o cancelamento da matrícula junto à academia.

Em reunião entre representantes do Procon-RJ e da empresa, celebrada no mês de setembro, a Smart Fit começou a tratar as demandas que foram registradas na autarquia pelos consumidores e começaram a ser tratadas de maneira ágil e com alto índice de acordos . Até a presente data, 97% das reclamações, que estavam em aberto, foram finalizadas em acordo junto ao Procon-RJ.


Os cancelamentos contratuais solicitados em virtude da pandemia estão sendo realizados sem a aplicação de multa ao consumidor e, nos casos em que existe o direito à devolução dos valores pagos, a empresa tem se proposto a realizar tal devolução através de depósito em conta bancária de titularidade dos consumidores.


Uma das funções do Procon-RJ é ajudar nas soluções negociadas entre o consumidor e o fornecedor, principalmente na realização de acordo, o que é favorável para todos: pois permite a resolução mais rápida da reclamação, e evita a aplicação de multa administrativa e até um processo judicial contra a empresa.  


O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, ressalta a importância da Autarquia na solução dos conflitos.

“No início da pandemia já havia afirmado que fornecedores e consumidores não tinham responsabilidade sobre a pandemia, que todos estavam perdendo nesse momento, e a orientação é que procurassem um acordo. Nosso papel é garantir que o direito do consumidor seja respeitado, mantendo o equilíbrio nas relações de consumo e também estimular o acordo. Aquele que tiver dificuldades em realizar o cancelamento pode fazer a reclamação pelo aplicativo Procon-RJ ou através do site www.procononline.rj.gov.br”.

Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page