• Alexandre Madruga

SHIATSUnews | Dor ciática

Por Selma Ferreira*

A dor ciática ou lombociatalgia é causada pela inflamação das raízes do nervo ciático entre a 5ª vértebra lombar e da 1ª vértebra sacral. Sua característica é uma dor cujo trajeto percorre o quadril, face posterior ou lateral da coxa, joelho, tornozelo e pé, do lado afetado. Este nervo é responsável pelo controle dos membros inferiores. A dor varia de pessoa para pessoa, dependendo dos fatores que a causam, e pode ser um sinal de vários problemas por trás dela.


SINTOMAS

Dor persistente; formigamento; dormência ou choque na coluna, glúteo, perna ou planta do pé; sensação de queimação, fisgada ou perna cansada; fraqueza muscular em uma ou ambas as pernas; dificuldade para caminhar ou ficar muito tempo na mesma posição; perda de sensibilidade e/ou diminuição de reflexos nos membros inferiores.


AS CAUSAS MAIS FREQUENTES

Hérnia lombar, esporões ósseos, Espondilolistemia, estenose vertebral lombar, síndrome de Piriforme, – Disfunção articular sacroilíaca.


Segundo a medicina tradicional chinesa a dor ciática a nível físico é o enfraquecimento devido ao desvio das vértebras lombares e a nível energético é a estagnação do Qi nos meridianos dos Rins e Bexiga, causados por trabalho físico excessivo, como: carregar objetos pesados com certa frequência e forçar intensamente os músculos inferiores das costas; gravidez e partos múltiplos com pequenos intervalos em mulheres com constituição fraca e atividade sexual excessiva, pois esgota o Qi e Jing do Rim.


A presença do medo e insegurança, fragiliza o Qi do Rim deixando a musculatura lombar vulnerável a distensões e pinçamento do ciático.


A Medicina Tradicional Chinesa aponta algumas causas específicas para dor ciática.

• Humidade-frio: dor crônica e aguda nas costas. A dor piora pela manhã e melhora com exercício físico. Piora no clima frio e úmido. Na predominância de Frio, pode ocorrer rigidez e contração dos músculos das costas. Na predominância de umidade, pode ocorrer inchaço, formigueiro e sensação de peso.

• Estagnação de Qi e Sangue: dor severa que piora com o repouso e melhora com o exercício moderado. A região é mais sensível ao toque, não responde às alterações do clima e piora nas posições em pé e sentada. Há também tensão e rigidez acentuadas dos músculos das costas e inabilidade de flexionar, estender ou girar a cintura.

• Deficiência do Rim: dor crônica nas costas. A dor é do tipo surda e surge em crises. Melhora com o repouso e piora mediante o cansaço. Se for causada por uma deficiência de yang do Rim, pode ocorrer uma sensação de frio nas costas, a qual pode melhorar com a aplicação de calor.

• Humidade-Calor nos meridianos da Bexiga ou da Vesícula Biliar.


TRATAMENTO

O shiatsu é extremamente eficaz no tratamento do nervo ciático, pois reequilibra o Qi orgânico auxiliando na diminuição da dor, no aumento da flexibilidade e da função muscular. Procure um especialista de MTC, que irá usar o tratamento adequado, de acordo com a síndrome determinante desta patologia.


PREVENÇÃO

• Evite um estilo de vida sedentário, faça exercício físico moderado, nem que seja uma simples caminhada;

• Faça shiastsuterapia ou auriculoterapia. Se ainda não experimentou, recorra a um especialista de medicina chinesa;

• As mulheres após o parto devem permanecer em repouso e ingerir alimentação saudável e nutritiva, para que a sua fraqueza constitucional melhore e previna o aparecimento de dor ciática.


"GRATIDÃO"


Selma Ferreira da Conceição é especialista em Shiatsuterapeuta, formada pela Academia Brasileira de Artes e Ciências Orientais (ABACO); Aurículoterapeuta, formada pela Academia Brasileira de Artes e Ciências orientais (ABACO) e Fisioterapeuta.

Praça do Valqueire nº 27 - Sala 205

Celular: (21) 996049985

E-mail: selmaf593@gmail.com



11 visualizações
Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil