• Alexandre Madruga

SHIATSUnews | Constipação Intestinal


*Por Selma Ferreira


Olá, amigos! Essa semana falaremos sobre um problema que vem se agravando no mundo em função da vida agitada e estressante dos dias de hoje, que é a constipação intestinal ou prisão de ventre.


A constipação intestinal ou prisão de ventre, é caracterizada pela dificuldade de evacuação, seja pela frequência inferior a três vezes por semana, ou por fezes ressecadas e de difícil expulsão. Pesquisadores afirmam que a constipação é mais comum em mulheres e em idosos.

Quando as fezes permanecem nos intestinos além do tempo normal, causam mau humor, intoxicação pelo seu acumulo, e nas gestantes a intoxicação pode causar danos ao feto.

Na visão da medicina tradicional chinesa ela ocorre principalmente por distúrbio na função de transmissão do Intestino Grosso, Baço, Estômago, Fígado e Rins, e também por alimentação inadequada, como alimentos picantes, ou de natureza quente e gordurosa, causando secura e obstrução de Qi no intestino. Pode ser também a ingestão de pouca água, alimentos pobres em fibras, excesso de preocupação e inatividade, que fazem com que o Qi do Intestino Grosso não tenha força para empurrar as fezes regularmente.


Os intestinos estão sobre a influência dos órgãos internos e manifestam seus sintomas de acordo com o estado energético dos mesmos. As funções do intestino grosso são as seguintes:

- controlar a passagem e a condução do bolo fecal;

- transformar as fezes reabsorvendo os fluídos;

- equilibrar os desapegos materiais e mentais.


Os nutrientes absorvidos seguem para o sangue, e o restante é excretado pelo suor, fezes e urina.


A água é absorvida pela parede intestinal durante o trânsito do bolo fecal pelo Intestino Grosso. se este caminho for lento, muita água será absorvida, causando em constipação intestinal.


O bolo fecal deve conter fibras que aumentam seu volume e estimulam o peristaltismo do tubo digestivo, permitindo uma boa velocidade para a absorção dos nutrientes e excreção fecal na densidade adequada.


Existem basicamente três tipos de Constipação e a diferenciação pode ser feita a partir da observação da qualidade das fezes:

a- Quando elas são duras e em “bolinhas”, ressequidas e de difícil expulsão, podendo até mesmo acarretar sangramentos esporádicos, deve-se por deficiência de Qi do Estômago, formando calor interno e consumindo os líquidos orgânicos, ela é considerada Constipação por Calor. É acompanhada por mais sede, mais fome, boca e garganta secas, emagrecimento, podendo causar vertigens, cefaléia, agitação e ansiedade.

b- Quando a constipação se dá principalmente no início da evacuação, com fezes ressequidas e depois líquidas e malcheirosas no decorrer da evacuação, é Constipação por Deficiência de Qi do Fígado e Sangue. O indivíduo não tem energia suficiente para realizar os movimentos peristálticos intestinais e fica muito cansado após tentar evacuar. Ela é acompanhada de irritabilidade, nervosismo, distensão abdominal, lombalgia, sensação de peso nas pernas e, se mulher, dismenorreia.

c- Se além destas manifestações o paciente apresentar dor lombar e extremidades frias, além de aversão ao frio, caracteriza acúmulo de Yin frio no interior que torna estagnadas as atividades do Qi do Intestino. Classifica-se como Constipação por Frio.


Sua etiologia é definida da seguinte forma:

1- Estagnação que ocorre pela atividade mental inadequada, pelo trabalho intelectual excessivo, irritabilidade, etc.

2- Vazio que ocorre após convalescências por cirurgias, enfermidades prolongadas, diminuindo assim a umidade do intestino.

3- Frio por deficiência de yang do jiao inferior.


Em todos os casos, criar uma rotina intestinal é muito importante. Um treino pode ser feito através do ato de se sentar ao vaso e tentar evacuar todos os dias no mesmo horário, na tentativa de criar um hábito aos intestinos. Ficar sentado na posição “de cócoras” por cinco minutos antes de se sentar ao vaso também pode ajudar bastante, uma vez que esta posição, por ser a natural de evacuação do ser humano, vai estimular os movimentos peristálticos.

"GRATIDÃO"

Selma Ferreira da Conceição é especialista em Shiatsuterapeuta, formada pela Academia Brasileira de Artes e Ciências Orientais (ABACO); Aurículoterapeuta, formada pela Academia Brasileira de Artes e Ciências orientais (ABACO) e Fisioterapeuta, formada pela Universidade Castelo Branco (UCB). (Praça do Valqueire nº 27 - Sala 205, Celular: (21) 996049985, E-mail: selmaf593@gmail.com)

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil