top of page
  • Foto do escritorCarlos Renato

SAÚDEnews | A Década do Envelhecimento Saudável


A Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030),foi criada pela Organização Mundial de Saúde(OMS), e é um movimento global cuja visão é de que indivíduos com vidas mais longas mereçam ser vividas com mais saúde e oportunidades e, consiste em dez anos de colaboração multisetorial para promover o envelhecimento saudável e melhorar a vida de pessoas idosas, suas famílias e comunidades. Para se ter uma ideia, de quanto cresce esta população no nosso país, a partir da década de 2030, teremos mais idosos do que jovens.


Alguns dos primeiros sinais visíveis do envelhecimento podem ser mudanças na postura e na maneira de andar, assim como a fadiga e fraqueza geral quando são feitos movimentos básicos, como levantar/sentar na cadeira, ou subir alguns degraus. A medida que envelhecemos, os músculos, ossos e articulações sofrem alterações fisiológicas que afetam a mobilidade e que podem impactar na autonomia das atividades diárias básicas(pentear os cabelos, ensaboar-se ou trocar de roupas).


A atividade física diária combinada com o gerenciamento de peso e uma dieta equilibrada saudável, podem ajudar a saúde dos músculos, ossos e articulações para mantê-los em movimento, e assim continuar aproveitando a melhor idade mantendo a funcionalidade e a independência na hora de realizar as atividades diárias ou de lazer.


Carlos Renato é professor de Educação Física

Instagram:@nicaciopersonal85

 

Torne-se um doar por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page