top of page
  • Foto do escritorLeonardo Gomes (estagiário)

São Paulo 1 x 1 Flamengo: A primeira vez a gente nunca esquece


A geração que nasceu no final dos anos 90 e no início dos anos 2000, cresceu ouvindo que o São Paulo era o maior clube do Brasil, o soberano. O clube que teve uma década de 90 maravilhosa com duas conquistas de libertadores e duas conquistas de mundial de clubes. O clube que de 2005 a 2008, ganhou 3 campeonatos brasileiros, uma libertadores e mais um mundial. O único, a ser tricampeão brasileiro de forma consecutiva, em 2006, 2007 e 2008.

Se você falasse para alguém em 2008, que o São Paulo ficaria 15 anos sem ganhar nenhum título de expressão e o pior, que deixaria de estar pelo menos entre os grandes postulantes durante todo esse tempo, te chamariam de maluco. O soberano da década passada, simplesmente parou no tempo, administrações horríveis, times ruins e nada condizentes com a história do São Paulo.

Chegamos em 2023, o Tricolor não tinha grandes expectativas para o ano, talvez um título de copa Sul-Americana, que era o torneio mais acessível do ano, pois o São Paulo era um dos favoritos, já que a competição não conta com os melhores times do continente. Começo de ano conturbado, eliminação precoce no campeonato paulista, estreia no brasileirão com derrota e demissão do ídolo Rogério Ceni.


E aqui começa a história do título inédito do São Paulo. Dorival chega, ajusta o time, evolui o time coletivamente e o Tricolor passa a ser um time extremamente competitivo, mesmo sem ter o melhor elenco. Inclusive, se formos analisar o time do São Paulo, está longe de ser um timaço, estrelado e com craques, mas o trabalho, somado a humildade fez o coletivo desse grupo ser muito forte.


Essa campanha da copa do Brasil é histórica, nas quartas de final pega o rival Palmeiras que ganhou tudo nos últimos anos. Elimina com duas vitórias, vencendo o jogo da volta no Allianz Parque. Na semifinal, o arque-rival Corinthians, perde o jogo de ida em Itaquera e vence no Morumbi na volta, de forma dramática, se classificando para a final. Na final, enfrentou o Flamengo, clube mais rico do país, com o melhor elenco e que ganhou tudo nos últimos anos. O São Paulo passou por tudo isso e foi campeão de forma justa e histórica.


Agora o quebra-cabeças está completo, para o soberano só faltava a copa do Brasil, não falta mais. Hexa campeão brasileiro, tri da libertadores e tri mundial, copa sul-americana... O Tricolor zerou os títulos e se tornou o segundo time brasileiro campeão de tudo, se juntando ao Internacional de Porto Alegre.


O São Paulo volta a campo já nessa semana em jogo atrasado do campeonato brasileiro, diante do Coritiba no Morumbi; já o Flamengo volta a campo no próximo sábado (30), diante do Bahia no Maracanã. Rubro-Negro precisa vencer para voltar ao G6 do brasileirão e tentar voltar a libertadores do próximo ano.


Imagens: Rubens Chiri/ SPFC

E-mail para contato: leogomessilva0@gmail.com

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Opmerkingen


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page