top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Rio+Saneamento realiza melhorias no sistema de distribuição de água da Zona Oeste durante manutenção

A Rio+Saneamento realizará uma série de intervenções durante a manutenção anual preventiva no Sistema Guandu, que acontece das 4h de terça-feira (05/12) às 4h de quarta-feira (06). A concessionária, responsável pela distribuição de água em 24 bairros da Zona Oeste carioca, aproveitará a interrupção da produção de água pela Cedae, para investir em melhorias do abastecimento da Área de Planejamento 5 (AP5).  As ações ocorrerão em pontos estratégicos de estações de bombeamento e redes de distribuição. O objetivo é garantir maior segurança à operação, proporcionar a redução de perdas de água reais e aparentes, e oferecer mais agilidade às manutenções inerentes ao sistema.  


Entre as intervenções programadas está a instalação de válvulas automatizadas em tubulações, o que permitirá a operação à distância e em tempo real por meio do Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária, sem a necessidade de interferência manual. A tecnologia também diminui os impactos causados em eventuais manutenções, como interrupções no fornecimento de água à população. Além disso, a automação das tubulações confere um maior controle da pressão da água dentro das tubulações, reduzindo perdas de água. 


As melhorias que serão realizadas no sistema pela Rio+Saneamento, nesta semana, contam também com substituições, instalações e avaliações de componentes da Nova Elevatória do Lameirão, responsável pelo abastecimento da adutora Veiga Brito (túnel canal), dos bairros de Senador Camará e Santíssimo, além de partes de Campo Grande, Guaratiba e Ilha de Guaratiba. 

“Apenas na região da Área de Planejamento 5 (AP5), onde atuamos na capital, são 1,8 milhão de habitantes com os quais temos o compromisso de levar água tratada. É essencial olharmos com cuidado para o sistema para garantir seu pleno funcionamento. Serão diversas intervenções que mobilizarão cerca de 60 profissionais”, detalha Marcelo Luvisotto, superintendente de Operações da concessionária. 

Instalação de válvulas e substituições de registros e ventosas também estão programados para ocorrer em pontos de Realengo, Santa Cruz, Santíssimo e Campo Grande.  


Retomada do abastecimento será gradual 

Durante a manutenção no Sistema Guandu, a produção de água tratada precisará ser interrompida pela Cedae, o que impactará diretamente no fornecimento aos clientes da Rio+Saneamento na capital. A orientação é que consumidores utilizem água de forma consciente e adiem tarefas não essenciais ou que exijam grande consumo neste período.

A previsão é que a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu volte a operar após o término do serviço da Cedae, às 4h de quarta-feira (06/12). A normalização da distribuição de água nos bairros ocorrerá de forma gradual a depender da localidade, podendo levar até 72 horas em pontas de rede e regiões elevadas.


A Rio+Saneamento coloca seus canais de comunicação à disposição da população da Zona Oeste para eventuais dúvidas e esclarecimentos. Os clientes podem entrar em contato pelo telefone: 0800 772 1025. O número oferece a possibilidade de envio de mensagem via WhatsApp. Os consumidores também podem acessar o site: riomaissaneamento.com.br.

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Whatsapp - clique AQUI

コメント


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page