top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Ranking de qualidade de vida: vejam dados de cada bairro de Vila Valqueire à Realengo

Excluindo Barra e Recreio, Jardim Sulacap é o de melhor posição na Zona Oeste

O Instituto Pereira Passos (IPP), órgão da prefeitura, divulgou na última sexta-feira (21), o ranking de qualidade de vida que engloba 158 bairros, exceto Paquetá, Lapa, Vila Kennedy, Jabour e Ilha de Guaratiba que não participarem por falta de dados. Oficialmente conhecido como Índice de Progresso Social (IPS) mede o desenvolvimento a partir de três parâmetros: necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades, é acontece desde 2016, com a análise feita em escalas de bairro pela primeira vez em 2022, antes era feita por regiões administrativas.

"A metodologia do IPS prevê a construção de três dimensões compostas de quatro componentes cada uma, totalizando 12 componentes. A tradução da realidade social do município para a estrutura do IPS se deu por meio de um conjunto de variáveis, distribuídas entre estes 12 componentes que, por sua vez, compõem as três dimensões avaliadas – Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades. As variáveis do IPS seguem o critério de mensuração direta e são consideradas apenas variáveis sociais e ambientais, utilizando resultados finais e não processos, insumos ou investimentos", informa o site do IPP.

Vila Valqueire ficou em 1º lugar dentro os bairros da Região Administrativa de Jacarepaguá, a que ele pertence:

Demais dados do bairro Vila Valqueire:

Excluindo Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, Jardim Sulacap figura como o bairro com melhor posição na Zona Oeste do Rio, em 35º lugar. O vizinho Vila Valqueire ficou 28º. Nos demais bairros pertenentes a Região Administrativa de Realengo, eis o ranking oficial:

Demais dados do bairro Jardim Sulacap:

Demais dados do bairro Campo dos Afonsos:

Demais dados do bairro Realengo:

Demais dados do bairro Magalhães Bastos:

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Comentários


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page