Buscar
  • Alexandre Madruga

Quinta (02) começa a fase 3 da retomada de atividades, mas com restrições

Estão no grupo, academias, estúdios de tatuagem e serviços de bares, restaurantes e lanchonetes à mesa

A prefeitura do Rio anunciou nesta quarta-feira (01) a volta de mais atividades para a população a partir desta quinta, 2 de julho, quando começa a fase 3A da flexibilização (a outra, a 3B, é a partir do dia 10). Bares, lanchonetes e restaurantes agora já podem servir os clientes à mesa, mas com distanciamento de dois metros entre as mesas e máximo de 50% da capacidade de lotação na área interna. Academias reabrem, mas limitadas a um terço da capacidade e só com agendamento prévio de horário. Lutas e danças voltam a ser permitidas, desde que não haja contato físico, assim como aulas de natação. Nas atividades ao ar livre, passam a ser permitidos treinos funcionais individuais na areia da praia. No setor de beleza, salões e barbearias, que tinham sido autorizados apenas a oferecer corte de cabelo e manicure e pedicure, agora podem ter serviços de depilação e tintura de cabelo. Estão permitidos também a voltar a funcionar os estúdios de tatuagem. Mas tudo isso com cumprimento de exigências rígidas, de acordo com o protocolo de cada atividade, e desde que sejam obedecidas também as regras de ouro de distanciamento social e de cuidados com a higiene, para evitar a propagação do novo coronavírus.

O prefeito explicou que a flexibilização só é possível graças aos bons resultados dos indicadores apurados pela Secretaria Municipal de Saúde no combate à covid-19. E ao planejamento eficaz da Prefeitura, que foi a primeira a inaugurar, ainda em abril, seu hospital de campanha no Riocentro exclusivamente para o atendimento de pessoas infectadas pelo coronavírus. A chegada de equipamentos de alta tecnologia, como tomógrafos e respiradores comprados na China, no ano passsado, antes da pandemia, também foi fundamental.

- Não há nada que celebrar, mas estamos nessa luta desde março. Sem sombra de dúvida, a baixa demanda de leitos de UTI e de enfermaria e o número de óbitos, que está estabilizado, nos mostram que tivemos um pico tenebroso em maio e que, depois, caímos para os patamares dos dias atuais. A curva de contágio teve pico expressivo em maio. Mas nem naquele mês saturamos nossos leitos de enfermaria e de UTI. Nossas possibilidades de combate à covid-19 começaram a ser criadas em março, e nosso hospital de campanha ficou pronto antes do primeiro pico de casos, em abril. Que a gente não tenha recaída e não tenha que voltar atrás. Porque temos desemprego e crise econômica, de antes até da pandemia, e precisamos voltar às atividades - disse o Marcelo Crivella.

Veja as atividades que retornam na FASE 3A e as exigências que terão que ser cumpridas:

ALIMENTAÇÃO

Bares, cafés, lanchonetes, lojas de conveniência, padarias, quiosques e restaurantes podem voltar a abrir. Nos últimos três meses, a autorização de funcionamento para esses estabelecimentos era apenas para serviços de delivery e take-away, com consumo no local proibido. O retorno é com as seguintes restrições:

1. Mesas organizadas com distanciamento de dois metros entre elas, de preferência, em espaços abertos, como varandas e calçadas.

2. No espaço interno, deve ser respeitado o limite de 50% do número total de mesas.

3. Vedado o sistema self-service.

4. Vedado música ao vivo.

5. O horário máximo para o funcionamento é até 23h, tanto nas áreas internas como externas.

6. O uso de máscara é obrigatório tanto para clientes como para funcionários.

7. A máscara só pode ser retirada pelos clientes que estiverem já nas mesas, e exclusivamente nos momentos de refeição.

Conheça as Regras de Ouro e as demais normas sanitárias para o setor de alimentação: https://bit.ly/2B2yRZT.

COMÉRCIO

Lojas de comércio de rua, galerias, centro comerciais, shoppings e demais estabelecimentos desse segmento já estão autorizados a abrir.

1. É preciso obedecer ao limite de público de 1/3 da capacidade total (4m² por pessoa), respeitando o distanciamento de dois metros entre as pessoas.

2. Autorizados a reabrir em 27/06, as lojas de rua, centros comerciais e galerias prosseguem com o horário reduzido, das 11h às 17h.

3. Autorizados a reabrir em 11/06, os shoppings continuam com horário reduzido, das 12h às 20h.

4. A novidade fica por conta das praças de alimentação nos shoppings, que podem abrir, mas seguindo as regras dos restaurantes de fora e o mesmo horário dos shoppings, das 12h às 20h.

Conheça as Regras de Ouro e as demais normas sanitárias para o setor de comércio em: 

Lojas em geral - https://bit.ly/2XTqoAY

Shoppings - https://bit.ly/3fgd4wh

ACADEMIAS

Aberto com restrições. Veja as regras:

1. Funcionam em horário integral, mas o cliente precisa agendar horário para poder frequentar.

2. Distância de 3 metros por pessoa.

3. Aulas de natação permitidas, desde que com hora marcada.

4. Aulas de luta e dança estão permitidas, desde que sem contato físico.

5. PROIBIDOS: Saunas, piscinas (exceto para aula de natação), kidsroom e spa. No crossfit, que está permitido, o que não pode é usar equipamentos de difícil higienização, como pneus e corda naval. 

6. Uso de máscara obrigatório

7. Todos devem seguir as Regras de Ouro 

Conheça mais as regras estabelecidas pelo protocolo higiêncio-sanitário do setor: 

Academias de ginástica: https://bit.ly/2YqgTcI

EMBELEZAMENTO

Quase todos os estabelecimentos desse segmento estão autorizados a abrir. 

1. Salões de beleza e barbearias de shoppings que voltaram a funcionar em 11/06 para corte e manicure e pedicure já podem, a partir de 02/07, oferecer serviços de depilação e tintura de cabelos. 

2. Os estúdios de tatuagem fechados desde o início do isolamento social estão também autorizados a funcionar a partir de 02/07.

3. O atendimento deve ser feito por agendamento, com limite de 1/3 da capacidade total de clientes (4m² por pessoa), mantendo o distanciamento de dois metros por pessoa.

4. Os horários de funcionamento seguem os estabelecidos para shoppings (das 12h às 20h) e para comércio em geral (das 11h às 17h).

5. É obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos funcionáios, de acordo com cada atividade.

6. É obrigatório o uso de máscara para funcionários e clientes. 

7. Volta a ser permitido o serviço de água e café.

8. Ainda não é permitido o atendimento por múltiplos profissionais ao mesmo tempo.

9. Os serviços de massagem, limpeza de pele, maquiagem e saunas permanecem fechados.

Conheça as Regras de Ouro e as demais normas sanitárias para o setor de embelezamento em https://bit.ly/3g32PM9.

ATIVIDADES AO AR LIVRE:

Veja o que está autorizado em parques, praças e praias:

1. Nas praias, onde antes era permitido apenas fazer atividades físicas no calçadão e esportes aquáticos individuais, agora também estáo autorizados treinos funcionais individuais na areia. Ainda não é permitido socializar na areia ou utilizar cadeirase barracas.

2. Nos parques e praças, já estavam permitidas atividades fisicas.

3. Voo livre: antes só era possível a modalidade individual. Agora passa a ser autorizada a aula, com voo com instrutor, em dupla. 

Conheça as Regras de Ouro e as demais normas sanitárias para atividades esportivas em praias, parques, praças e demais ambientes abertos: https://bit.ly/3e5DsZm.

0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil