• Alexandre Madruga

PSICOnews | Mindfulness (Atenção Plena): como reduzir o estresse e a ansiedade na quarentena

* por Danny Reis

Você já ouviu falar do termo “Mindfulness” ou Atenção Plena? Essa prática consciente na observação do corpo e da mente e seus comportamentos foi extraída da meditação convencional, porém, não possui a parte mística e religiosa da meditação oriental.


O Mindfulness não utiliza mantras, não pretende elevar o espírito e não busca uma conexão com divindades. Não está ligado à nenhuma religião, focando apenas nos benefícios comprovados cientificamente, que são os mesmos ganhos adquiridos com a meditação. O objetivo é prestar atenção nas sensações que corpo está sentindo durante um certo período, especialmente observando a respiração. Esse processo tende a dar um reset na mente, interrompendo a bagunça mental de pensamentos, sentimentos e sensações desordenados, acalmando o corpo e trazendo uma sensação de leveza e tranquilidade.


Atualmente, o Mindfulness é usado em escolas, hospitais, clínicas, bases militares, no atletismo e em empresas. As pessoas que experimentaram essa prática, tanto individualmente, quanto em grupo, relataram melhorias no desempenho e produtividade no trabalho e nas atividades diárias. Tudo que você precisa para ter acesso aos benefícios desta prática é ter apenas um pequeno tempo determinado durante seu dia e atenção plena.


Benefícios da meditação (Mindfulness) para a saúde:

Existem centenas de estudos que validam os benefícios da meditação na saúde.

Uma pesquisa feita pela Unifesp, em parceria com o Hospital São Matheus, acompanhou um grupo de 140 idosos praticando meditação por 2 meses, 2 vezes por semana. Concluiu-se que a metade dos participantes, que praticaram a meditação duas vezes por semana, relataram resultados bastante significativos:


• 71,19% relataram melhorias na postura;

• 64,41% afirmaram estar respirando melhor;

• 62,71% conseguiram aumentar a disposição;

• 57,63% experimentaram redução de dores físicas;

• 45,76% tiveram melhorias em doenças crônicas (junto com o tratamento convencional);

• 37,29% relataram mudanças no hábito intestinal.

Benefícios da meditação contra o envelhecimento


Além da melhoria da saúde no geral, o cérebro também se beneficia, pois tem suas funções preservadas, observou-se um aumento no seu desempenho. Conforme os anos passam, o córtex cerebral, a parte responsável por criar ideias e guardar memórias, vai diminuindo. É nesse momento que a pessoa começa a ter esquecimentos, como por exemplo: não lembrar onde deixou a chave do carro, ou a hora de tomar um remédio e até mesmo esquecer um compromisso.


Uma neurocirurgiã do Hospital Geral de Massachusetts, Sara W. Lazar, chegando a conclusões bastante interessantes, descobriu em uma pesquisa no ano de 2010, coletando informações deum grupo de praticantes de meditação e outro de não praticantes, que a região do cérebro, no córtex pré-frontal dos praticantes de meditação acima de 50 anos possuía a mesma quantidade de massa cinzenta de jovens de 25 anos. Num segundo momento, a neurocientista realizou uma segunda pesquisa com pessoas que nunca haviam meditado, para verificar se a prática realmente aumentava a densidade da massa cinzenta. Ela percebeu, que depois de 8 semanas de práticas meditativas, que o grupo apresentou um aumento nas áreas cognitivas do cérebro, como memórias e emoções. Ou seja, uma mente saudável e mais jovem em apenas 8 semanas!


É incrível como coisas simples, de baixo custo ou custo zero, podem ser eficazes no combate ao estresse, ansiedade, e outros sintomas negativos, bastando apenas ter foco, força de vontade e determinação.



Se você estiver interessado em ter mais qualidade de vida, aprender técnicas de meditação e respiração, me siga nas redes sociais.


Danny Reis é terapeuta sistêmico, graduando em psicologia(Estácio), pós graduando em neurociências(UFRJ) e treinador comportamental. Para mais informações sobre programas terapêuticos e técnicas de respiração consciente: Instagram: @dannyreis.terapeuta; cel e whatsapp: (21) 96496-9622.




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