top of page
  • Foto do escritorRita Pinto - Psicóloga

PSICOnews | Falando sobre a Depressão

A depressão é uma condição de saúde mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela é caracterizada por sentimentos persistentes de tristeza, desesperança, desânimo, falta de interesse em atividades que antes eram prazerosas, alterações no sono e no apetite, fadiga, dificuldade de concentração e pensamentos negativos recorrentes.


A depressão pode ser desencadeada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos. Eventos estressantes, traumas, problemas de saúde, uso de substâncias, desequilíbrios químicos no cérebro e história familiar de depressão são alguns dos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença.


É importante ressaltar que a depressão não é apenas uma tristeza passageira, mas sim uma condição clínica que requer tratamento adequado. O tratamento da depressão pode incluir a combinação de psicoterapia, como a terapia cognitivo-comportamental, e uso de medicamentos antidepressivos prescritos por um profissional de saúde mental.


Além disso, adotar hábitos saudáveis de vida, como praticar exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada, dormir bem, manter relações sociais saudáveis e buscar apoio emocional também são importantes para o manejo da depressão.


Se você ou alguém que você conhece está sofrendo de sintomas de depressão, é fundamental buscar ajuda profissional. A depressão é uma condição tratável e a busca por ajuda pode trazer alívio e melhorar a qualidade de vida da pessoa afetada. Nunca hesite em procurar apoio e cuidado adequado.


Rita Pinto é psicóloga (CRP 5/74365)

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Whatsapp - clique AQUI

Comentarios


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page