top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Programa Saúde nas Escolas do município orienta sobre coronavírus e vacina contra sarampo


A Secretaria Municipal de Educação intensifica as ações do Programa Saúde nas Escolas. A rede educacional da cidade do Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está com ações como palestras e distribuição de material informativo que orientam sobre prevenção ao coronavírus e também vacinam os alunos contra o sarampo.


As atividades, que visam à prevenção de doenças, são dirigidas a toda a comunidade escolar. O coronavírus está no foco principal, mas não é o único problema combatido. Desde o início deste mês a rede estadual recebe campanha de vacinação contra sarampo, rubéola e caxumba (a tríplice viral), além de HPV e meningocócica C.


Com a campanha, que até o momento já percorreu 355 escolas municipais, também há a atualização da caderneta de vacinação dos alunos. A Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro é a maior da América Latina, com cerca de 650 mil alunos e 1.540 escolas.


Em relação ao coronavírus, as orientações fundamentais são: lavar as mãos frequentemente com água e sabão; usar produtos à base de álcool para higienização das mãos; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.


As formas de prevenção e de cuidados com higiene ajudam a evitar a transmissão das doenças causadas por vírus, como gripe, coronavírus e conjuntivite, entre outras. As informações oficiais do Ministério da Saúde, servem de base para as orientações.


No site da Prefeitura do Rio, pelo link http://prefeitura.rio/saude/novo-coronavirus-perguntas-e-respostas/, está disponível um tutorial com perguntas e respostas que ajudam a tirar as dúvidas.


O Programa Saúde nas Escolas atua também em relação às arboviroses – doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Nesse caso, as orientações se referem aos cuidados com o meio ambiente, com evitar o acúmulo de água em pneus e vasos de plantasse e o monitoramento de bandejas de água em ar condicionado e geladeira, entre outras ações dentro da própria escola e em casa e que acabam facilitando a proliferação dos mosquitos.

Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page