• Alexandre Madruga

Professor de escola pública da Taquara vence o Prêmio Educador do Ano

Projeto vencedor "Geometria e Construção" trata do ensino de matemática inspirado em plantas da construção civil

O professor de matemática Luiz Felipe Lins foi eleito o Educador do Ano na cerimônia do Prêmio Educador Nota 10, edição 2020, realizada nesta quarta-feira (27), com um projeto pedagógico diferenciado e criativo, que alia geometria e números aos desafios cotidianos da construção civil. Luiz é professor da Escola Municipal Francis Hime, na Taquara, e foi o mais votado tanto pela academia de jurados do prêmio como na eleição popular. Foram quase 4 mil projetos inscritos por educadores de todo o país, neste que é considerado o mais importante prêmio da educação básica brasileira. Professor público há 25 anos, Luiz Felipe dá aulas para alunos do 7º e 8º ano da rede municipal, ficou muito emocionado com a conquista e não conseguiu conter as lágrimas.

"Quero agradecer à Educação Pública, que me formou, e a todos os professores e profissionais de Educação deste país que lutam por uma Educação de qualidade e fazem com que este país avance. Essa garotada precisa de um escola de qualidade de uma Educação que faça sentido na vida dela", disse o professor.

Para a secretária municipal de educação do Rio, Talma Suane, Luiz é motivo de orgulho e inspiração.

"O Professor Luiz Felipe está de parabéns pela conquista e pelo reconhecimento. É motivo de orgulho e satisfação para a Secretaria Municipal de Educação. São estes professores que fazem a diferença na vida dos alunos e se tornarão simbólicos por toda a vida das crianças de hoje e adultos de amanhã. É uma verdadeira inspiração", comentou a secretária.

Pela conquista, tanto Luiz Felipe como a Escola Municipal Francis Hime, receberão vale-presentes. O professor ganha ainda o certificado de Educador do Ano.

Matemática na prática Luiz Felipe teve a ideia do projeto, batizado "Geometria e Construção", depois de levar aos alunos a planta de um imóvel do programa “Minha Casa Minha Vida” que estava sendo construído próximo à escola e explicar as informações matemáticas contidas nela. A partir do entusiasmo e interesse da garotada, o professor deu à turma a tarefa de trabalhar os temas da construção civil com as aplicações da geometria e dos números. Os alunos precisaram desenhar a planta baixa de uma casa e construir a maquete. Na etapa seguinte, montaram um planejamento para revestimento, apresentando: o piso escolhido para cada cômodo e o material necessário como argamassa, espaçadores e rejunte.

Os estudantes fizeram trabalho completo, com pesquisas pela internet e nas lojas físicas de material de construção. Foi necessário até pegar orçamento com pedreiros da região. Todo o exercício foi aplicado em cima de conceitos matemáticos estudados no 7º ano: área e perímetro das principais figuras planas, proporcionalidade, ângulos, unidades de medidas, escalas e elaboração de planilhas. No fim, os grupos precisaram apresentar para a turma a maquete, um vídeo mostrando imagens da elaboração do trabalho, a planta baixa da casa, planilha de todos os custos e uma avaliação individual, apontando as dificuldades, as aprendizagens e os conceitos matemáticos observados durante a realização do projeto.

"A ideia foi trazer para os estudantes o concreto da matemática, a aplicação da geometria no cotidiano, aquilo que realmente faz sentido para eles. Quando o aluno vê como funciona na prática, desperta nele potencialidades que nem sabia que tinha", contou.

Projetos criativos continuam mesmo durante a pandemia Em função da Covid-19 e seus impactos, na edição deste ano do Prêmio Educador Nota 10 foram inscritos, excepcionalmente, projetos desenvolvidos no ano passado. Mas a pandemia não limitou de forma alguma a criatividade do professor Luiz Felipe. Desde que as aulas presenciais foram suspensas, ele tem postado vídeos com conteúdo pedagógico no aplicativo SME Carioca 2020, realizado encontros virtuais com seus alunos do 7º e 8º ano às segundas-feiras e, como gosta de fazer, passando trabalhos divertidos para a garotada realizar em casa.

"Eu adoro de trabalhar com projetos. Um dia desses, estava fazendo um pudim em casa e tive uma ideia. Gravei um vídeo, mostrei a aplicação matemática daquela receita e mandei para os meus alunos do 8º ano. Depois, pedi a eles para prepararem uma guloseima em casa e me mandarem o vídeo da execução, apresentando o algoritmo e um fluxograma com a etapas da realização. Foi muito bacana", explicou.

O Prêmio Educador Nota 10, de caráter pedagógico/educacional, foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. Seu propósito é identificar, valorizar e divulgar experiências educativas inclusivas, equitativas e de qualidade, planejadas e realizadas por professores e gestores escolares em escolas de ensino regular brasileiras, públicas, privadas, filantrópicas de acesso público, rurais ou urbanas da Educação Infantil ao Ensino Médio.

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