top of page
Foto do escritorAlexandre Madruga

Procon Carioca dá as dicas para um Feliz Dia das Crianças

Brinquedos devem ter o selo do Inmetro

O Procon Carioca alerta o consumidor sobre alguns cuidados necessários na hora da compra dos presentes das crianças. 

- Se for presentear a criança com brinquedo, observe se a faixa etária está adequada. Esta informação deve vir na embalagem.

- Só compre brinquedos com o selo do Inmetro.

- O selo do Inmetro garante, por exemplo, que o produto foi aprovado em avaliações de química (metais nocivos à saúde); impacto (pontas cortantes) e inflamabilidade (risco de combustão em contato com o fogo).

- Produtos falsificados ou fabricados em indústrias clandestinas podem não ser seguros, principalmente com relação à toxicidade do material usado na fabricação.

- Quando houver duplicidade de preços, vale o menor.

- As trocas de produtos com defeito não são imediatas. A loja tem 30 dias para reparar o produto. Se esse prazo for ultrapassado ou, se mesmo após o conserto o produto continuar defeituoso, aí sim você poderá trocar por um produto novo ou pedir a devolução do dinheiro. -Se comprar pela internet, desconfie de ofertas mirabolantes, especialmente se a loja for desconhecida, assim como de fornecedores que só oferecem boleto bancário como forma de pagamento.  - Quando for comprar no site, observe se ele tem o CNPJ da loja, o endereço físico e demais informações necessárias para sua localização e contato. Cheque se, no canto superior da tela, há um cadeado ou chave.

- Salve todos os dados da compra online, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver.

- Nas compras feitas fora da loja física (pela internet, por telefone ou catálogo), o consumidor tem 7 dias para desistir da compra, a partir do recebimento do produto, e com direito ao dinheiro de volta.


Kommentare


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

bottom of page