top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Praça Seca Santa

Festa da Semana Santa com grande presença de fiéis

Por Cecília Souza


A Paróquia de Nossa Senhora do Sagrado Coração, inovou este ano, não levando para as ruas  da Praça-Seca a Via Sacra. Os jovens fizeram uma perfeita encenação do Auto da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, dentro a Igreja. Encantaram e emocionaram a todos os presentes. Realizaram com cuidado e carinho todas as etapas a fim permitir que os paroquianos revivessem os últimos dias de Jesus cristo, sua morte e ressurreição. Parabéns a todos os envolvidos.

Foi uma semana de intensa atividade que teve sua intensidade aumentada a partir da Quinta-Feira Santa, com duas celebrações de Lava Pés, uma às 17h destinada as crianças e outra ás 20h, seguida da Vigília de Adoração Eucarística, que terminou meia noite.

Enquanto as pessoas foram até suas casas descansar para retornar às 4h, para a Caminhada da Penitência, nossos jovens ficaram na Igreja preparando tudo, foi um trabalho árduo, paralelamente a esta arrumação eles também ensaiavam, divididos em grupos, às 3h parecia que não daria tempo, que não terminariam antes da chegada do povo, mas subitamente, meia hora depois a Igreja estava pronta parara receber os fiéis, e os mesmos jovens reapareceram prontos para coordenar a Caminhada da Penitência pelas ruas do bairro. Foi uma caminhada tranqüila, completamente silenciosa (sem conversas), onde se escutavam os sons dos passos e dos latidos dos cães, que de tanto latir chamavam a atenção das pessoas que acabavam indo para suas janelas. Só participando para entender este sentimento.

De volta a Igreja recebemos a benção pelas mãos dos padres Átila e Ruaro. Finalmente às 6h todos foram para casa. Depois de um breve descanso, às 15h, tinha início a Liturgia da Paixão de Nosso Senhor com Cerimônia de adoração a Cruz e em seguida a encenação do Auto da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. No Sábado Santo aconteceu às 20h a Solene Vigília Pascal (Benção do Fogo, do Círio Pascal e da Água do Batismo). A Assembléia teve a oportunidade de assistir e participar do Batismo de um jovem.

No Domingo da Páscoa da Ressurreição, as Missas foram em seus horários normais.

Agradecer é preciso, mais uma vez, aos jovens, que sejam perseverantes na caminhada da vida em Igreja assim como no dia a dia de cada um.

Também agradecemos a CET RIO que esteve presente na caminhada, apesar de ser madrugada.

E ao nosso Pároco Átila Latini e a todos que de alguma forma colaboraram para o êxito desta abençoada semana.

Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page