top of page
  • Foto do escritorPedro Nascimento

Policiamento de Proximidade, que teve Jardim Sulacap como projeto-piloto, será expandido em maio

Segundo o Governador em exercício, cerca de 24 bairros receberão o policiamento


Em entrevista no fim de semana, o Governador em exercício, Cláudio Castro anunciou que deve iniciar, em maio, um novo patrulhamento voltado para pelo menos 24 bairros da capital. Os locais foram escolhidos pelo governo estadual para serem os primeiros a receber o programa “Bairro Seguro”.


O projeto Polícia de Proximidade - Bairro Seguro, já existe em Jardim Sulacap desde novembro de 2020. Os resultados são positivos: índices de roubos e furtos diminuíram e a sensação de segurança dos moradores aumentaram. A proximidade não fica apenas no nome do projeto, as reuniões que ocorrem com frequência entre moradores, policiais e associação, é outro fato importante que ajudam a estreitar as relações.


De acordo com a administração estadual, cerca de 378 policiais atuarão na primeira etapa do programa, 270 como efetivo fixo e 108 em Regime Adicional de Serviço (RAS), com horas extras pagas para garantir o policiamento. Há uma previsão de que a estrutura da operação conte com 81 viaturas.


A lista dos 24 bairros que serão contemplados pelo projeto ainda serão divulgados na íntegra, mas será predominantemente pelas Zona Norte e Oeste. No mês passado, informamos que a expansão do projeto para Magalhães Bastos, Mallet e Realengo estava prestes à acontecer. Há a expectativa que estes bairros tenham o projeto implantado. A escolha das áreas, segundo o governo, foi feita com base em dados de criminalidade do Instituto de Segurança Pública (ISP).



Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page