top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Polícia Militar inaugura nova sede de Escola Superior em Jardim Sulacap

ESPM funcionou em instalações provisórias em dois andares do Edifício Timoneiro, em Niterói

Após mais de dez anos de obras, a sonhada sede da Escola Superior de Polícia Militar (ESPM) foi inaugurada na manhã da última quinta-feira (18) na Avenida Marechal Fontenelle, em Jardim Sulacap. Durante esses anos, a ESPM funcionou em instalações provisórias em dois andares do Edifício Timoneiro, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, depois que o imóvel onde funcionava a antiga sede da unidade de ensino precisou ser entregue para seu proprietário, DOCAS – RJ, em 2012.

"Visando melhorar progressivamente a qualidade de ensino e a estrutura física para atender os alunos, a nova instalação foi construída em uma área de seis mil metros quadrados, com laboratório de informática, biblioteca, auditório com capacidade de comportar 400 lugares, seis salas de aula, um salão nobre, entre outras dependências", informou a PM por nota.

Com diferentes denominações, a escola de formação de oficiais superiores da Polícia Militar foi criada há 90 anos. O atual formato foi implantado em dezembro de 1975, depois da fusão dos antigos estados da Guanabara e Rio de Janeiro. Foram transferidos os acervos e estruturas do Curso Superior de Polícia Militar (CSPM),que funcionava no Quartel General, e do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), que atuava no Regimento Marechal Caetano de Frias, para o quartel localizado em Niterói, com o objetivo de reunir um único estabelecimento de ensino. O atual nome Escola Superior de Polícia Militar (ESPM) surgiu pela primeira vez em 1977.

No momento atual, com a nova sede funcionando junto à Diretoria Geral de Ensino e instrução (DGEI), ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), à Academia de Polícia Militar (APM), entre outros, o espaço reúne uma grande estrutura de ensino da Polícia Militar em um só local.


Hoje, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Quadro de Oficiais Policiais Militares (CAO/QOPM) é certificado como Pós-Graduação em Gestão de Segurança Pública, e o Curso Superior de Polícia(CSP/QOPM) é certificado como Pós- Graduação em Política de Segurança Pública, como Ensino Militar.

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page