Parque Realengo Verde sedia a 1ª Exposição de Fantasias de Bate-bolas e Pipas do bairro
No último domingo (01), o Parque Realengo Verde foi palco para a primeira exposição de bate-bolas da história da cultura local. Também aconteceu um grande encontro de pipeiros, com oficinas de criação e montagem de pipas. Segundo os organizadores, a exposição foi para quem nunca teve contato direto com fantasias do carnaval de rua e, obviamente, teve a presença dos próprios bateboleiros, os produtores culturais que confeccionaram as fantasias. A coordenação do evento foi de Bato Figueiredo, Hugo Soares e Joanderson Aguiar, com apoio do Asfalto Verde RJ, A Maphia Pipas, 2m Produções, Fernando Albuquerque, Flávio Azevedo, Breno Soares e Rafael DJ.
Beto Figueiredo, que coordena o Projeto Pipas nas Escolas (vídeo no final da reportagem), disse que o evento foi realizado com ajuda de muitas pessoas.
“Nosso evento foi no peito e na raça. Sem recursos de ninguém. Contamos com ajudas de vaquinhas e amigos que não cobrou nada para fazer as coisas que precisavam ser feitas. Contamos com apoio dos bateboleiros que sempre abraça a causa. levando fantasia e manequim”.
Hugo que além de produtor cultural de audiovisual (e tem um podcast sobre bate-bolas), tambem é técnico de enfermagem e socorrista, ressaltou que o bate-bola gera renda aos comércios locais e que, no dia do evento, todos tiveram uma maior venda. Disse também da importância cultural do evento.
"A minha intenção é mostrar a cultura do bate bola para quem não conhece e tirar a imagem errônea sobre a cultura. Bate bola e muito mais que bate bola. A cultura quando tem união ela se torna super potências, como foi o nosso evento".
A organização ressaltou a importância da Turma Marvin e Leandro Rincon na confecção de ferragens e aproveitou para agradecer a todas as turmas que forneceram as fantasias. Turmas Havita (Rg), Conceito (Bruno Jabá), Abanca (Satan), Afeição (Rafael Dj), Diversão (Marcelinho 2M), Sem Cutharra (Nem), Sorriso da Ilha (Dinho), Caco da Ilha (Caco), Complexo de Madureira, Turma do Sol, União de Realengo (Para) e União de Bento Ribeiro.
Devido ao sucesso desse primeiro evento, a organização prometeu que, em breve, divulgará quando irão acontecer os próximos.
Mais fotos do evento:
Sobre o Projeto Pipas nas Escolas vai nas unidades de ensino e desenvolve a dinâmica da criança ensinando como se pode ganhar dinheiro fazendo pipa. Confira imagem feita numa escola pública:
Fotos: Joanderson Aguiar
Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.
O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:
Whatsapp - clique AQUI
Telegram: https://t.me/sulacap
Comments