top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Para combater incêndios, Inea inicia Operação Fumaça Zero no Parque Estadual da Pedra Branca, em Realengo

Ação intensifica ações contra incêndios florestais no RJ e Semana D é marcada por vistorias, além de fiscalizações ambientais nas áreas protegidas onde houve focos de incêndio


O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) na busca por intensificar ações para combater os incêndios florestais em unidades conservação e áreas próximas aos parques estaduais gerido pelo órgão, iniciou nesta quarta-feira (27), no Parque Estadual Pedra Branca, em Realengo, a Operação Fumaça Zero que iniciou à Semana D, focada em fiscalizações ambientais e vistorias nas unidades de conservação atingidas pelo fogo. Foram realizadas vistorias e entrega de Notificações Preventivas de Incêndio (NPI) na Boiúna, Transolimpica, Estrada do Catonho e Pedreira Catono, todos estes estão próximos ao Parque Estadual da Pedra Branca.


O uso irregular do fogo na época da estiagem é uma ameaça à manutenção da cobertura florestal do remanescente de Mata Atlântica e caracteriza crime ambiental, previsto em Lei. Para o Inea, as causas principais dos incêndios  são decorrentes de ação humana. 


A Operação promove ações de conscientização e prevenção de queimadas irregulares nos municípios do Rio de Janeiro durante o período de estiagem que vai de maio a setembro, com a realização das notificações preventivas, rondas de monitoramento e ações de educação ambiental. É uma grande campanha de interação entre os órgãos estaduais, federais e municipais.


Com o apoio da Inteligência Artificial ( IA), imagens de satélite e sensoriamento remoto, o Programa Olho no Verde permitirá Identificar os responsáveis, mensurar os danos ambientais e viabilizar as ações de controle e recuperação ambiental. 


Bem como, a apuração das responsabilidades e avaliação dos danos causados nestes lo

De acordo com o coordenador do Fumaça Zero, Israel Andrade, o programa prevê uma aproximação e estimulação para a conscientização das pessoas sobre os riscos que a prática de queimadas pode ocasionar para as florestas. 

"Somente em agosto tivemos dezoito focos de incêndio e até o momento já foram expedidas mais de 1500 notificações preventivas de incêndios em todo o Estado do RJ. A intenção é conscientizar o maior número de pessoas possíveis".
 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Whatsapp - clique AQUI

Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

bottom of page