top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Paróquia em Realengo terá vacinação e microchipagem de pets nessa sexta (15)

Ação é importante para manter a raiva erradicada

Nessa sexta-feira (15), acontecerá entre 9h às 14h uma vacinação e microchipagem na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Av. Santa Cruz 1125, em Realengo, e será totalmente de graça. A ação é importante para manter a raiva erradicada, pois além de não ter cura, mata. A iniciativa também protege o animal e a família da doença.


No início de maio de 2021, o Rio de Janeiro diagnosticou o primeiro caso de raiva animal depois de 26 anos. O estado não registrava casos da doença em cães e gatos desde 1995. O caso foi encaminhado por um veterinário de Duque de Caxias, região metropolitana do estado, que prestou atendimento a um cão que morreu no dia 6 de maio, depois de atacado por um morcego. Em março do mesmo ano, um adolescente de 13 anos morreu vítima de raiva humana, após também ser mordido por um morcego, dois meses antes, em Angra dos Reis, sul fluminense.


No Brasil, muito por conta do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva (PNPR), instituído em 1973, o Brasil alcançou resultados relevantes no controle da raiva urbana. Desde 2004, houve significativa redução dos casos de raiva em cães e gatos, tornando a enfermidade praticamente eliminada dos centros urbanos do país. Consequentemente, caiu também a ocorrência de casos humanos por transmissão dessas espécies.


Segundo dados atualizados em dezembro de 2020, pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), entre 2010 e 2020, foram registrados 39 casos de raiva humana. Já o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que recebe as notificações de raiva animal, informa que, de 2009 a 2019, foram notificados 49.562 casos em nove espécies, como bovinos, equídeos, cães e gatos, entre outros.


Fonte: A Lavoura e Redes Sociais

 

O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page