• Alexandre Madruga

Operação busca autoria do assassinato de 30 gatos em Valqueire


Diligências foram realizadas e Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente investiga o caso


A Subsecretaria de Proteção Animal (SUPAN), a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) estiveram, nesta terça-feira, na Praça Vantuil, na Vila Valqueire, Zona Oeste do Rio, onde 30 gatos foram encontrados mortos por envenenamento na última sexta-feira.

"Nosso objetivo hoje é fazer o estado presente e dar suporte às necessidades da DPMA nas diligências necessárias para apurar esse crime. Estamos acompanhando o caso e atuaremos com rigor no combate ao abandono e maus tratos. Nossa equipe também espalhou placas informativas no local e conversou com moradores e protetores da região", explicou Karla de Lucas, Subsecretária de Proteção Animal do Estado do Rio.

No local, agentes da DPMA intimaram dois comerciantes a depor sobre o caso.

"Nós fizemos diligências e buscamos imagens de câmera de segurança da região para tentar chegar na autoria do crime. Dois quiosqueiros foram intimados, a princípio, na condição de testemunha e o caso segue sob investigação", contou o delegado Leandro Aquino, titular da DPMA.

Na última segunda-feira (03), quatro gatos foram resgatados no local e encaminhados para a Fazenda Modelo, em operação conjunta entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio. Os animais serão castrados e microchipados. Após o pós-operatório, os felinos serão devolvidos à colônia. O exame da necropsia de um dos gatos sairá no próximo dia 20.

Abandonar e maltratar animais é crime previsto na Lei Federal 9605/98, com pena de prisão. Qualquer denúncia pode ser encaminhada para a ouvidoria da secretaria através do e-mail ouvidoria@supan.fs.rj.gov.br e para o Disque Denúncia (21) 2253-1177.



Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil