top of page
Foto do escritorDa Redação

No Dia Nacional da Cultura, Prefeitura do Rio lança tour em ônibus elétrico por Madureira

Veículo, que não emite gases poluentes, vai percorrer 10km e apresentar os principais pontos culturais de Madureira para os turistas de forma gratuita

No Dia Nacional da Cultura, nesta sexta-feira (05), foi lançado o programa “Verão Verde”, que levará cariocas e visitantes a realizar um percurso pelos principais pontos turísticos de Madureira, um dos bairros mais culturais da Zona Norte, com perfil de inovação e economia criativa. O passeio será feito de forma ecologicamente correta, em um veículo sem emissão de ruídos e de gases poluentes. Esse é o primeiro ônibus elétrico a circular na cidade. O tour terá 10km, com duração de aproximadamente 60 minutos. Começa no Parque Madureira, na Arena Carioca Fernando Torres. Em seguida, passa por: Palácio 450; Portelinha/Feira das Yabás; Portela; Cufa/Viaduto Prefeito Negrão de Lima; Mercadão de Madureira; Estádio Aniceto Moscoso/Madureira Esporte Clube e Império Serrano. A cidade do Rio é a primeira no Brasil a ter um ônibus elétrico em plena atividade cultural.

O primeiro passeio foi feito por alunos da Escola Municipal Ministro Edgard Romero, de Madureira. O tour gratuito será aberto ao público a partir do próximo dia 13 e se dará sempre aos sábados e domingos, com cinco viagens diárias. O circuito do “Verão Verde” em Madureira funcionará até janeiro e é uma parceria das secretarias de Cultura e de Transportes, com o apoio da Riotur e da subprefeitura da Zona Norte. O projeto faz parte do programa Zonas de Cultura, iniciativa da Prefeitura do Rio para alavancar a criatividade em várias regiões da cidade e que vai injetar R$ 1,5 milhão em ações culturais somente em Madureira.

"Esse projeto é um esforço coletivo de vários órgãos da Prefeitura para que a gente possa gerar mais uma opção de lazer, arte e cultura na cidade. O Zonas de Cultura é um programa que está no Plano Estratégico e pretende mobilizar três milhões de pessoas até 2024. Ano que vem, vamos trabalhar mais ainda para que a cultura volte a ter importância para o desenvolvimento da cidade", disse o secretário de Cultura, Marcus Faustini.

A Prefeitura fez uma convocação pública para empresas de novas tecnologias menos poluentes. Serão até quatro veículos em operação, entre elétricos e a gás.

"Este é um projeto-piloto para a introdução de uma frota verde. Vamos demonstrar na prática à população como é o transporte que queremos para o Rio no futuro, com alternativas energéticas voltadas à redução da poluição de veículos. O projeto é importante para mostrar a viabilidade das tecnologias veiculares de baixa e zero emissão, além da existência de competitividade neste mercado", destacou a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

Empresa dedicada a soluções em energia, a Enel X Brasil foi escolhida após convocação pública e vai cuidar da operação, manutenção e o custo e instalação de infraestrutura de recarga, além da seleção e do treinamento dos condutores. A Enel X é líder global nos setores de soluções de energia avançada e de mobilidade elétrica, com cerca de 175 mil pontos de carregamento públicos e privados de veículos elétricos em todo o mundo.

"Na América Latina, a Enel X é líder em mobilidade elétrica e colaborou para a transição energética da frota de importantes cidades, como Santiago e Bogotá. É emblemático para a empresa participar desse momento histórico também para o Rio de Janeiro, uma cidade que está sempre na vanguarda e funciona como referência para todo o país. A entrega para a Prefeitura do Rio é uma demonstração do nosso modelo de negócios. Promover a descarbonizaçãodos centros urbanos, trazendo benefícios para toda a sociedade, é um dos principais objetivos da empresa", disse Carlos Eduardo Cardoso, diretor da Enel X.

Totalmente envelopado, o primeiro ônibus elétrico a circular pela cidade é da montadoraBYD, tem chassi de 13,2 metros, piso alto e capacidade para 40 passageiros sentados. Por que Madureira? Berço do samba, Madureira abriga duas das principais agremiações carnavalescas do Rio: Portela e o Império Serrano, além da Casa do Jongo da Serrinha. Não à toa, foi o primeiro bairro cultural carioca a receber o programa “Zonas de Cultura”, que tem o objetivo de investir recursos diretamente no bairro para desenvolver a cultura e a economia criativa naquela região e, ao mesmo tempo, ter impacto no território, recomeçando assim o renascimento da cidade.

"O passeio por Madureira é uma forma inovadora e segura de reavivar e valorizar a cultura local. Com um grande polo comercial e o terceiro maior parque do Rio, o bairro também é historicamente conhecido como berço do samba e referência no cenário black carioca. Potências como essas precisam ser enaltecidas e, cada vez mais, fortalecermos o processo de madureirizar o Rio", comentou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.

Guiadas Urbanas O tour será guiado pela equipe da Guiadas Urbanas, a primeira agência de turismo receptivo com atuação exclusiva no subúrbio carioca e em favelas. A população será recebida por técnicos e guias de turismo certificados pelo Ministério do Turismo. Desde 2013, a agência desenvolve um turismo cultural suburbano com foco nos atributos locais e afetivos. Madureira está no portfólio do grupo, assim como Penha, Marechal Hermes, Méier, Cascadura, Irajá, São Cristóvão/Benfica e Morro do Salgueiro. Fotos de Beth Santos

Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

bottom of page