Buscar
  • Alexandre Madruga

NEUROPSICOnews | Como manter a educação das crianças em dia no período de quarentena?

Atualizado: Mar 25


Por Joice Neves, neuropsicopedagoga


É preciso que os responsáveis mantenham uma rotina estabelecida para auxiliar o desenvolvimento dos educandos. Com aulas suspensas em instituições de ensino público e privado em todo o país, a preocupação dos pais e responsáveis passa a ser não só o que fazer entreter “os pequenos” em casa, mas também como manter o processo de ensino aprendizagem nesse período de pandemia.


Joice Neves, pedagoga, orienta que o ideal é que as crianças estudem em casa no mesmo período da escola (turno manhã ou tarde), pois as mesmas necessitam desse desenvolvimento cognitivo, bem como atividades educativas que poderão ser realizadas como um “lazer”, mas que desempenham um papel de auxílio pedagógico como jogos e contação de histórias.


Exemplos:

  1. Jogo de Bingo: trabalha o reconhecimento dos números e atenção;

  2. Jogo da Memória: trabalha a memorização das imagens, sendo este jogo um grande aliado para trabalhar o cognitivo.

  3. Contação de Histórias: nesta atividade a criança poderá criar um novo final para a historinha que está sendo lida trabalhando a criatividade infantil.

Essas atividades não devem ser trabalhadas em ambiente domiciliar por longos períodos. O ideal para crianças é que seja, em média, de 40 à 60 minutos.

É importante, neste momento de educação domiciliar, criar um ambiente organizado e propício para as atividades, já que o aprendizado deve ser algo prazeroso para as crianças.


Quando se tem mais de uma criança em casa com idades diferentes, a dica da pedagoga é realizar atividades de lazer que possa envolver a todos e assim um aprende com o outro; isso se chama Zona de Desenvolvimento Proximal, seguindo o psicólogo Vygotsky.

Não podemos esquecer que as atividades devem acompanhar a idade cronológica e mental dos nossos pequenos educandos.

Mais informações (21) 97417-6805

35 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil