NEUROPSICOnews | A ansiedade nas crianças em tempos de pandemia
*Por Joice Neves - Pedagoga
Durante a pandemia as crianças enfrentam novas experiências que nem sempre são positivas e muitas delas levam as mesmas à irritação, baixa autoestima e sensações que não conseguem entender e tão pouco expressar. Muitas das vezes, essas sensações tão confusas geram medo, provocam brigas entre irmãos que habitam na mesma residência e provocam ansiedade. Neste contexto, se torna necessário, como exemplo, poupar um pouco às crianças de assistirem certas programações de TV, pois a tendência dos pequenos é sentirem medo, e com isso a insegurança fará parte da vida dessas crianças, durante bom tempo ou até, em casos mais acentuados, a vida toda. Isso não quer dizer que não se deve explicar o que está acontecendo para elas, deve sim, porém, passar segurança de que tudo logo irá passar e voltar à normalidade e, também, expor a situação dentro de uma linguagem adequada que ela entenda e que não gere traumas.
Devemos, neste momento, ensiná-las sobre a necessidade de manter os hábitos de higiene, não somente nesse período, mas durante toda a vida, sem exageros, pois logo essas crianças voltarão para suas atividades diárias, como retorno à escola, creches, berçários, clubes, escolinhas de ballet, de futebol, entre outras e neste caso os hábitos de higiene se tornam importantíssimos para prevenção de doenças.
Vale a pena aproveitar o momento para ensiná-las, também, outras atitudes como a solidariedade, como o amor ao próximo, pois se ela se cuida, lavando as mãos, ela também estará cuidando do próximo e respeitando-o.
Ensine-os com seu exemplo!
Acompanhem meus vídeos no Youtube:
Comments