• Alexandre Madruga

NEUROPSICOnews | A ansiedade nas crianças em tempos de pandemia


*Por Joice Neves - Pedagoga


Durante a pandemia as crianças enfrentam novas experiências que nem sempre são positivas e muitas delas levam as mesmas à irritação, baixa autoestima e sensações que não conseguem entender e tão pouco expressar. Muitas das vezes, essas sensações tão confusas geram medo, provocam brigas entre irmãos que habitam na mesma residência e provocam ansiedade. Neste contexto, se torna necessário, como exemplo, poupar um pouco às crianças de assistirem certas programações de TV, pois a tendência dos pequenos é sentirem medo, e com isso a insegurança fará parte da vida dessas crianças, durante bom tempo ou até, em casos mais acentuados, a vida toda. Isso não quer dizer que não se deve explicar o que está acontecendo para elas, deve sim, porém, passar segurança de que tudo logo irá passar e voltar à normalidade e, também, expor a situação dentro de uma linguagem adequada que ela entenda e que não gere traumas.


Devemos, neste momento, ensiná-las sobre a necessidade de manter os hábitos de higiene, não somente nesse período, mas durante toda a vida, sem exageros, pois logo essas crianças voltarão para suas atividades diárias, como retorno à escola, creches, berçários, clubes, escolinhas de ballet, de futebol, entre outras e neste caso os hábitos de higiene se tornam importantíssimos para prevenção de doenças.


Vale a pena aproveitar o momento para ensiná-las, também, outras atitudes como a solidariedade, como o amor ao próximo, pois se ela se cuida, lavando as mãos, ela também estará cuidando do próximo e respeitando-o.


Ensine-os com seu exemplo!

Acompanhem meus vídeos no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCEdkbQ-A6VvcEDceR710lOw

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil