Buscar
  • Alexandre Madruga

Nessa segunda (11), reabre unidade do Poupa Tempo em Bangu


Inicialmente postos funcionam apenas para solicitação de seguro-desemprego; O Shopping do Cidadão, que administra os postos, adotou medidas sanitárias contra o novo coronavírus

Os postos do Poupa Tempo RJ em Bangu, na zona oeste do Rio, e em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, serão reabertos nesta segunda-feira (11), conforme decisão da Setrab (Secretaria de Estado de Trabalho e Renda). Inicialmente estará disponível apenas o serviço de requerimento de seguro-desemprego para empregados domésticos, trabalhadores com contratos temporários ou que por medida judicial possam requerer o benefício. 


O atendimento nas duas unidades, administradas pelo Shopping do Cidadão, será feito das 10h às 16h exclusivamente para os casos em que o sistema da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia exige o comparecimento a um posto. O cidadão deve fazer o agendamento prévio por meio do Serviço de Atendimento Agendado (SAA) do governo federal. À medida que as autoridades governamentais permitirem, os demais serviços voltarão a ser prestados à população.


O Shopping do Cidadão adotou todas as medidas sanitárias recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Governo do Rio para prevenir a transmissão do coronavírus e a consequente propagação da Covid-19. A empresa forneceu aos colaboradores máscaras, luvas, álcool em gel e protetores faciais tipo Shield para uso em casos específicos, como atendentes que tiverem que transitar entre os cidadãos, dando orientações e organizando filas, por exemplo.


Os  gestores e colaboradores foram treinados e orientados a seguir medidas de segurança como higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel; limpar com mais regularidade estações de trabalho e demais ambientes; evitar tocar em locais de uso comum, como maçanetas, interruptores e micro-ondas; usar máscara durante todo o expediente, trocar o equipamento de proteção regularmente e guardar separadamente em saco plástico as máscaras que foram usadas durante o dia para posterior higienização em casa; manter distância mínima de 1,5 metro dos colegas de trabalho e dos cidadãos se possível; evitar refeições e marcações de ponto nos mesmos horários; e manter os cuidados necessários também em suas residências.


Além disso, os gestores das unidades medirão diariamente a temperatura dos integrantes de cada equipe e farão uma triagem para identificar possíveis sintomas. Os colaboradores que apresentarem indícios de Covid-19 serão orientados a procurar imediatamente o serviço de saúde conveniado e a se manterem isolados. Esses  profissionais só poderão retornar ao trabalho mediante autorização médica.


Os dois postos também receberam divisórias em acrílico nas mesas de atendimento e recipientes com álcool em gel para uso dos cidadãos, que só poderão entrar nas unidades com máscara. Exceto em casos de pessoas com deficiência, os acompanhantes serão instruídos a aguardar fora do local para evitar aglomeração. As filas externas e internas serão organizadas por meio de marcações no piso a fim de que as pessoas mantenham distância mínima umas das outras, conforme os respectivos decretos municipais. Orientações gerais sobre os cuidados necessários para prevenir a transmissão do novo coronavírus estarão disponíveis em cartazes afixados nos locais e em vídeos veiculados nos monitores de TV das unidades. “Estamos cooperando com o Governo do Rio para retomarmos o atendimento no Poupa Tempo com segurança e comodidade para que todos tenham acesso a serviços essenciais. Investimos em estruturas de proteção tanto para os cidadãos como para nossos colaboradores”, afirma Sergio Rodrigues, CEO e sócio-fundador do Shopping do Cidadão.

Sobre o Shopping do Cidadão – Com mais de 14 anos de experiência no desenvolvimento, implantação e operação de centrais de atendimento ao cidadão, o Shopping do Cidadão é hoje uma empresa também especializada em oferecer a governos e empresas privadas soluções digitais integradas e de prestação de serviços à população, em parceria com a colombiana Quipux.

0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil