top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Não desista que é possível sim: trajetória da menina que enfrentou preconceitos e venceu

Prestes a fazer 38 anos, a profissional se destaca r assume a posição de Coordenadora em agência de publicidade

Rosana Santiago, não conheceu o pai que faleceu um mês antes do seu nascimento. Sua mãe precisou da ajuda da comunidade de Embu das Artes, zona metropolitana de São Paulo até conseguir um emprego de empregada doméstica. A infância foi marcada pela mãe batalhando pelo sustento da família. Aos 16 anos, Rosana conseguiu o seu primeiro emprego como auxiliar administrativo. Ela que sempre estudou em escolas públicas tinha o sonho de fazer faculdade e foi neste primeiro emprego que ela teve contato com o marketing.

"Não era a nossa realidade fazer faculdade, ouvia da minha mãe que era um sonho muito alto, e que não iríamos ter condições de pagar", relembra Rosana.

Aos 19 anos, surgiu a tão sonhada oportunidade de cursar Administração com ênfase em Marketing.

"Eu tinha um emprego que pagava 600 reais e a faculdade custava 500. Era a conta de estudar".

Durante os anos seguintes Rosana coincidiu a universidade e os trabalho. Foi crescendo, cada vez mais, no setor de marketing e se especializando em varejo.

"Entre o trabalho no varejo, e os estudos, também dei aulas de administração com ênfase em marketing. Ensinar o que eu fazia, no meu dia a dia, me gabaritou, ainda mais, para este novo desafio na publicidade".

Além da experiência em sala de aula ter agregado conhecimentos técnicos a esta profissional, ela aprendeu aspectos comportamentais para ser uma boa líder.

"A rede que eu dava aulas atua majoritariamente em periferias com jovens que ainda não ingressaram na faculdade e estão compreendendo a sua aptidão/vocação. Foi uma experiência incrível.

A profissional já fez parte da equipe na Aliansce, por 8 anos. Ao entrar no grupo Aliansce, Rosana foi de assistente a Coordenadora. O grupo foi a verdadeira escola da profissional de marketing. Ela assumiu o Marketing do Plaza Shopping Carapicuíba. Onde o empreendimento estava na fase final das obras, e ela foi responsável por toda implantação do departamento de marketing, envolvendo equipe, processos, fornecedores, etc.

"Fizemos a festa de inauguração em outubro do mesmo ano para convidados, imprensa e investidores e na sequência para o público final. Encaro essa oportunidade como o meu maior desafio profissional: assumir o departamento de marketing, implantar todo o departamento, inaugurar o primeiro shopping da cidade, e montar a decoração de natal com uma equipe interna (diferente do que as redes fazem de contratar uma empresa e pagar pela locação)".

A carreira de Rosana decolou em shoppings e varejo, e ela foi convidada para assumir o Marketing de um grande shopping do Paraná. Nesse shopping Rosana foi para implantar o marketing e fazer a gestão. Como a profissional é de São Paulo, ela precisou ficar longe da família e dos amigos, enfrentando até um episódio de racismo dentro da empresa.

"Eu já tinha consciência de como o mercado era desafiador para mulheres. Mas ser mulher, pobre e negra, deixa tudo mais limitador. Infelizmente nesse desafio, passei esta situação e não pude contar com o apoio do meu chefe e nem da administração. .Ali encerrava minha trajetória na empresa".

Voltando para São Paulo, Rosana assumiu o shopping Penha, um dos maiores da capital paulista. E ficou lá por um período robusto aplicando todo o seu conhecimento de Centros Comerciais.

Em janeiro de 2020, a profissional foi convidada por Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda, para integrar o time de colaboradores da empresa. Para a profissional é um motivo de orgulho, pois

"Nos conhecemos há pouco mais de 10 anos, eu na posição de cliente, e neste momento voltamos a trabalhar juntos, agora lado a lado. Quando nós mulheres negras passamos por tanto e conquistamos, sabemos que ali, estamos abrindo oportunidades para outras mulheres, e reforçamos a mensagem ‘não desiste que é possível sim’".

Em Dezembro de 2020, Rosana foi promovida na agência de publicidade que atua. É a nova coordenadora do núcleo de varejo/shopping da agência.

Comentários


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page