top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Museu Aeroespacial reabre exposição do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA



O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) está reabrindo no dia 30 de novembro, às 10 horas, no Museu Aeroespacial (Musal), a exposição permanente “O Controle do Espaço Aéreo Brasileiro” e também na mesma oportunidade será lançado o livro “A História do Controle do Espaço Aéreo”.

A exposição faz parte das comemorações dos dez anos do Departamento e possibilitará ao grande público identificar a estrutura que permite que as aeronaves voem com segurança pelos céus do Brasil todos os dias.

O Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) reúne mais de onze mil profissionais distribuídos – de maneira prática e ordenada – por todo o território nacional.

São mais de 700 equipamentos de auxílio à navegação aérea, entre radares de última geração, equipamentos de comunicação via rádio, satélites, fibras óticas, telefonia, roteadores e redes de computadores.

Uma grande infraestrutura para cobrir os oito milhões e meio de quilômetros quadrados de Espaço Aéreo sobrejacente ao território brasileiro e  área oceânica do Atlântico Sul, que perfaz mais de 13 milhões de quilômetros quadrados sob responsabilidade do Brasil.

 O Decea assumiu papel importante no contexto do controle do espaço aéreo mundial. De acordo com o Diretor Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ramon Borges Cardoso, a inovação e a busca incessante de novas tecnologias, conceitos e procedimentos, fazem com que o Departamento acompanhe o que há de mais moderno no mundo, coerente com as reais necessidades e possibilidades do Brasil.

Nesta mesma data será reaberta a Sala Embraer, que foi totalmente revitalizada.

 O Museu Aeroespacial fica na Av. Marechal Fontenelle, 2000 – Campo dos Afonsos – Rio de Janeiro/RJ


תגובות


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page