• Da Redação

Moradores reclamam de poucas vagas disponíveis no Sine do Parque Shopping Sulacap

Unidade ressaltou que o nível de escolaridade tem limitado a disponibilidade de vagas

Toda semana a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) divulga vagas disponibilizadas através do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que tem uma unidade no Parque Shopping Sulacap. Essa semana, foram disponibilizadas 432 vagas para a região Metropolitana do estado, sendo 222 destinadas exclusivamente para pessoas com deficiência (PCD) e entre as oportunidades para ampla concorrência, destacam-se ainda 20 para bombeiro hidráulico, 10 para promotor de vendas e 10 para manobrista, além de diversas oportunidades para PCD, como 60 para auxiliar de cozinha e 63 para repositor em supermercados. Ao fim da matéria, estarão todas as vagas e orientações.


Porém, muitos moradores das imediações do Parque Shopping Sulacap reclamam que a unidade do Sine no empreendimento disponibiliza poucas ou nenhuma vaga.


A Setrab foi procurada e informou que a unidade de atendimento em Jardim Sulacap segue os protocolos de encaminhamento, que é encaminhar candidatos dentro do perfil de vaga existente no sistema, conforme orientação do setor responsável pela Intermediação de Mão de Obra, e a Central de Captação de Vagas.

"Cabe ressaltar que as vagas disponibilizadas pelos postos não são todas direcionadas para a região onde fica localizado a unidade de atendimento, no caso em questão o posto Sine Sulacap, localizado na zona Oeste e, assim, limita os encaminhamentos, tornando alguns candidatos fora do perfil disponibilizado pelo empregador", informou a Setrab por nota.

Segundo a secretaria, nos últimos 15 dias, foram disponibilizadas pela unidade Sine Sulacap 422 vagas, tendo 138 inscritos e 48 encaminhados, mas que nem sempre são vagas para a região. Entre as captadas pelo Sine Sulacap, destaque para uma grande rede de supermercados, que exigiu candidatos para a Zona Norte. No entanto, a maior dificuldade dos candidatos tem sido o nível escolar.

"A unidade também enfrenta outra limitação para os encaminhamentos, que é a falta de escolaridade dos candidatos para as vagas oferecidas, uma vez que em muitos casos os candidatos possuem um grau de escolaridade menor do que exigido pelo empregador", segundo nota da secretaria.

A Setrab concluiu que além do trabalho de atendimento presencial, o Sine Sulacap passou a receber o currículo dos candidatos, com objetivo ajudá-los a terem uma oportunidade de encaminhamento, mesmo não estando no posto, pois diariamente ocorre uma análise dos currículos com as vagas disponíveis no sistema e, aqueles compatíveis, dentro do perfil da vaga, a unidade entra em contato com o candidato avisando da oportunidade.


VAGAS DESSA SEMANA

A captação de vagas realizada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) resultou, esta semana, na oferta de 534 vagas para as regiões Metropolitana, Centro Sul, Médio Paraíba e Serrana do estado. Entre os destaques do Painel de Vagas estão 100 oportunidades para motorista de ônibus na Região Metropolitana e seis para oficial de serviços gerais, com exigência de ensino fundamental completo, em Teresópolis, na Região Serrana. As vagas são disponibilizadas através do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

O total de vagas na região Metropolitana do estado chega a 432, sendo 222 destinadas exclusivamente para pessoas com deficiência (PCD). Entre as oportunidades para ampla concorrência, destacam-se ainda 20 para bombeiro hidráulico, 10 para promotor de vendas e 10 para manobrista. Para PCD, são oferecidas várias oportunidades, entre elas 60 para auxiliar de cozinha e 63 para repositor em supermercados.

Na região Centro Sul, existe uma vaga, em Miguel Pereira, para técnico em manutenção de máquinas. Na Região do Médio Paraíba, são 36 vagas, com destaque para auxiliar de limpeza, operador de perfiladeira, padeiro e auxiliar de linha de produção. Os moradores de Teresópolis, na região Serrana, podem concorrer a uma das 65 vagas disponibilizadas. Entre elas, seis para atendente de telemarketing, costureira e técnico de segurança do trabalho, gerente operacional, entre outras.

O Sine realiza uma análise comparativa do perfil profissional de cada candidato cadastrado com o da vaga disponibilizada pela empresa contratante. Por isso, é importante que o cidadão mantenha o seu cadastro atualizado. Para se inscrever ou atualizar o cadastro, é necessário ir a uma unidade do Sistema Nacional de Emprego levando seus documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/PASEP/NIT/NIS e CPF.

Para consultar o endereço das unidades Sine e os detalhes de todas as vagas oferecidas, acesse o Painel Interativo de Vagas da Setrab, disponível no site www.rj.gov.br/secretaria/trabalho.


Confiram as vagas:

 

O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/Kk9oRvacghO4WzDT9spSVj

Telegram: https://t.me/sulacap

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
whatsapp-botão.png
SELO-COR.jpg
Filiado a AJOR
Associação de
Jornalismo Digital

RÁDIOWEB SULACAP NEWS

PSS - banners sulacap-06.png
ALEXANDRE-SEM FUNDO.png