top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Moradores reclamam da ausência de viaturas do Bairro Presente Jardim Sulacap em muitas ocasiões

Criado em 2020 e que usou o bairro como projeto piloto, na época então "Policiamento de Proximidade", o Bairro Presente Jardim Sulacap vem tendo problemas desde do ano passado em estar disponível para os moradores em inumeros dias e horários. Em abril de 2023, fizemos matéria denunciando que o policiamento que deveria estar no bairro, mas ficava fora dele para atender outras demandas. No início desse mês de junho, muitos moradores voltaram a reclamaram da mesma ausência e que o problema retornou após a troca de comando do 14º BPM. Alguns enviaram prints com as respostas de ausência do bairro, em dias e horários diferentes. A resposta informando que "estavam baseados na Av. Brasil até 1h" [print abaixo] não é incomum e a prova está nas redes sociais do 14º BPM, com a viatura nessa via expressa em janeiro desse ano (foto acima).


Outras fotos da viatura do Bairro Presente Jardim Sulacap em outros bairros, não identificados, que estão postadas nas redes sociais do 14º BPM.

Segue prints da informação da ausência do policiamento do bairro, no bairro:

Com o bairro sem nenhuma viatura do Bairro Presente Jardim Sulacap, que originalmente deveria ter três viaturas circulando, sendo uma viatura 24h e duas até as 22h, questionamos a Polícia Militar com as seguintes perguntas [A "resposta" a esses questionamentos, na íntegra ao final da matéria]:


  1. Por que o Bairro Presente Jardim Sulacap não deixa nenhuma viatura no bairro?

  2. Qual sentido de ter um Bairro Presente em Jardim Sulacap, se as viaturas são deslocadas para fora do bairro, deixando nenhuma viatura no bairro?

  3. Qual o contingente de PMs, viaturas e horários do Bairro Presente Jardim Sulacap? Se mantém como no projeto original, sendo 3 viaturas, uma 24h e duas até 22h. Se não, por que?

  4. Por que deixar uma viatura "baseada" fora do bairro e deixar o bairro sem nenhuma viatura?

  5. A cabina da PM na Praça Mario Saraiva vem sendo utilizada? Ficam policiais o tempo todo no local? Se não, por que?


Após o envio de pedido de respostas no início de junho, a Polícia Militar do Bairro Presente Jardim Sulacap ficou mais atuante no bairro, segundo relato de alguns moradores.


Confira a resposta da Polícia Militar na íntegra:

"A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, de janeiro a julho, o 14° BPM (Maré) prendeu mais de 430 criminosos e apreendeu 12 adolescentes por prática de ato infracional.


A unidade realiza rondas com as viaturas e motopatrulha diuturnamente, visando prevenir e coibir delitos nesta região, além do batalhão também empregar policiais militares pelo Regime Adicional de Serviço (RAS).


O 14° BPM realiza, frequentemente, ações de revistas e abordagens, além de diversas ações que visam coibir o cometimento de crimes, incluindo os roubos e furtos a patrimônio público e privado.


Segundo os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), esses esforços resultaram em uma redução de 10,3% no indicador  roubo a transeunte na área de policiamento do 14° BPM.


O comando da unidade também trabalha em conjunto com a delegacia da área no intuito de identificar os envolvidos em tais ações.


A Polícia Militar ressalta ainda que é de suma importância que a população colabore realizando denúncias através do Disque-Denúncia 2253-1177 ou, para casos urgentes, através da nossa Central 190. Os registros em delegacias da Polícia Civil também são essenciais, pois colaboram com a revisão do planejamento operacional na área onde a mancha criminal é mais acentuada".

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Whatsapp - clique AQUI

Comentários


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page