Buscar
  • Alexandre Madruga

Madureira é primeiro bairro a receber modernização com iluminação de LED

O sistema é de parceria público-privada com a empresa Smart Luz

A Rio Luz está ampliando, modernizando e melhorando a iluminação público da cidade, através de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a prefeitura do Rio e a Smart Luz, irá trocar 450 mil luminárias de LED na cidade, instalar 11 mil câmeras de segurança, sendo que 40% do equipamento contará com tecnologia de reconhecimento facial, e 5 mil pontos de wi-fi gratuitos, instalação de 4 mil sensores de resíduos sólidos em bueiros e 6 mil sensores semafóricos. O projeto começou pelo bairro de Madureira, na semana passada, nas vias principais, como no entorno do Madureira Shopping, na Estrada do Portela, Rua Soares Caldeira, Rua Antonio de Abreu, Rua Guarapari; Calçadão de Madureira na Rua Dagmar da Fonseca, Avenida Ministro Edgar Romero, Rua Maria de Freitas, Travessa Almerinda Freitas, Rua Carvalho de Souza; Mercadão de Madureira na Avenida Ministro Edgar Romero, da Rua Conselheiro Galvão até o nº 303.

Os benefícios trazidos pela PPP colocam o Rio em uma nova era, com consumo de energia mais consciente, incluindo a capacidade de dimerização das lâmpadas de LED, durabilidade de 10 anos do equipamento, redução do consumo de energia em 50%. Atualmente, a prefeitura estima que a gaste com energia pública, aproximadamente de R$ 25 milhões mensais e com o projeto, a cidade possa ser inteligente e integrada.

"O teste de iluminação realizado nesta quinta representa um pontapé inicial em um projeto que em curto e médio prazo transformará a iluminação pública do Rio e, por consequência, a relação que cariocas e turistas têm com a cidade", afirmou Paulo Cezar dos Santos, presidente da Rio Luz.
0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil