• Alexandre Madruga

Mês do veterinário: Por que o aprendizado das crianças com os pets pode ser benéfico?!

Rede de inglês inclui pets no ensino do inglês e comemora decisão do Senado de pena maior para maus- tratos de animais

Amigão, hoje é parte da família, diz Renata Palomo

No último dia 9 de Setembro, o senado aprovou pena maior, de até 5 anos, para maus-tratos a cães e gatos. O projeto de lei 1095/19, altera a lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) para aumentar a punição para quem abusa , fere e/ou agride cães e gatos. O projeto seguiu para sanção presidencial. Trata-se de um marco histórico. Na mesma data se comemora o Dia do Veterinário e por isso resgatamos a importância dos pets nesta quarentena.

Ter um animal de estimação já foi comprovado, cientificamente, como um pilar muito significativo para as crianças mentalmente. Dia 09 de setembro foi comemorado o Dia do veterinário, o profissional que cuida da saúde dos pets. Este ano devido ao isolamento social, causado pelo COVID-19, estes profissionais perceberam um aumento significativo nas suas agendas. O motivo: o crescimento na adoção e acolhimento de animais. Entidades/ONGs chegam a cogitar uma crescente de 50% na procura pelos companheiros de quatro patas para acompanharem os seus donos, no isolamento domiciliar. Desde 2017, a rede Minds Idiomas faz uma ação, anualmente, de Pet Friendly em todas as suas 70 unidades, movimentando 1.000 funcionários em prol da adoção responsável. Figura carimbada nas ações é o Amigão, funcionário da Minds de São Caetano do Sul em São Paulo.

"Ele apareceu aqui na porta, triste e maltratado pelas ruas, pegou uma infecção seríssima e precisou ser internado, mas ele já fazia parte da família, cuidamos e hoje é ele quem recebe todos na porta, com sua docilidade e amor. Durante nossas pesquisas sempre há um campo de sugestões e, ele sempre aparece, sejam os pais elogiando e pedindo para que hajam mais aulas com ele ", explica Renata Palomo, franqueada da Minds English School.

Segundo um estudo da Universidade do Kansas, crianças que têm contato com animais têm um nível superior de desenvolvimento cognitivo, social e motor. Aprendem a compreender a evolução da vida de uma forma mais natural, emitem sons e falam mais fácil, têm melhor coordenação motora e senso de responsabilidade. São mais organizadas e menos suscetíveis a doenças por adquirem anticorpos pela convivência com os animais. Existe a prática consolidada da cinoterapia, que é a terapia com cachorros treinados para oferecer todo um aporte a crianças e idosos. Para o veterinário e adestrador Alexandre Homero, que há mais de 30 anos trabalha com cães e faz a utilização da técnica:

"Geralmente trabalho em escolas, e é nítido o desenvolvimento motor e psicológico das crianças, elas compreendem melhor as relações emocionais e aprendem a ter a responsabilidade com os animais. E, no caso de escolas de idiomas é ainda melhor, pois os cachorros são adestrados com comandos em inglês", explica o veterinário que já atuou com a CEO da rede Minds.

Para o adestramento, segundo o especialista, podemos inserir cães de qualquer idade, com técnicas variadas. Para uma maior facilidade de entendimento do animal, os adestradores preferem utilizar o inglês nesse processo. Homero fez curso nos Estados Unidos e garante que a assimilação dos comandos são bem mais fáceis em inglês. A ação Pet Friendly geralmente acontece em dezembro quando o número de abandono de animais aumenta. Para a idealizadora da campanha e CEO da Minds Idiomas, Leiza Oliveira:

"Fazer esta ação tem mostrado muitos resultados, como no caso da nossa unidade de São Caetano do Sul. Este ano estamos planejando a campanha com todo o cuidado, para atingir todas as esferas da sociedade. Nós, da Minds Idiomas, temos a consciência que somos uma rede educacional e por isso o nosso compromisso tem que ser ainda maior com a causa. Afinal, nós formamos cidadãos. Desde as crianças, ao público juvenil e mais maduro".

Em Dezembro o número de abandonos aumenta, e só no Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde já são mais de 30 Milhões de animais abandonados nas ruas. Por isso, a campanha da rede com 70 escolas é mobilizada no final do ano.

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil