top of page
Foto do escritorPriscila Batista Arcanjo

LITERATURAnews | Surrealismo: Além da Imaginação


Hoje vamos falar sobre o movimento surrealista. Ele teve início na França, com a publicação do Manifesto do Surrealismo pelo psicanalista André Breton, em 1924. Com a intenção de unir a arte com a psicanálise, o surrealismo pretendia explorar regiões inconscientes, subconscientes e intuitivas da mente humana. Freud, na psicanálise, já reconhecia a importância das regiões desconhecidas ou pouco conhecidas como uma nascente abundante de conhecimento sobre o homem. Para entendermos melhor o que é o surrealismo, eu convido vocês para uma viagem através de outra dimensão, porque...

"Há uma quinta dimensão além daquelas conhecidas pelo homem. É uma dimensão tão vasta quanto o espaço e tão desprovida de tempo quanto o infinito. É o espaço entre a luz e a sombra. E se encontra entre o abismo dos temores do homem e o cume dos seus conhecimentos. Essa é a dimensão da fantasia. Uma região que pode ser considerada... Além da Imaginação.”

Este texto acima é apenas a fala de abertura da série “The Twilight Zone” ("Além da Imaginação") de 1959 a 1964, apresentada pelo seu criador Rod Serling. É uma obra que possui vários elementos surrealistas na sua narrativa e como reflexão principal os limites da mente humana para além da compreensão da racionalidade, lógica e realidade. Além disso, inspirou outras séries do mesmo gênero como a “The Outer Limits” (“A Quinta Dimensão”) e a contemporânea “Black Mirror”. O sucesso de "Além da Imaginação" foi enorme e a rede CBS realizou mais dois revivals: o primeiro em 1985 e o segundo em 2002. Atualmente o Amazon Prime Video está exibindo duas temporadas novas da série. Entretanto, os episódios de 1959 a 1964 são considerados os melhores.


A série também virou filme “Twilight Zone: The Movie” ("No Limite da Realidade") em 1983, explorando quatro temáticas diversas, e com Steven Spielberg entre os diretores do filme.

Deixo com vocês agora este vídeo do projeto piloto da série. Ninguém melhor que o próprio criador, Rod Serling, para falar sobre ela.

Vejo vocês numa próxima parada... Além da Imaginação.


Comentarios


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

bottom of page