top of page
  • Foto do escritorPriscila Batista Arcanjo

LITERATURAnews | Os benefícios da leitura profunda


A leitura profunda é uma técnica de envolvimento com a literatura em um nível mais profundo. Trata-se de explorar os temas, as ideias e as emoções que estão presentes em uma obra literária e vivenciar os personagens de maneira mais profunda.


Esta prática traz como benefícios a melhora da nossa função cognitiva, memória, concentração e habilidades de pensamento crítico. Além disso, a leitura profunda pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o bem-estar geral. Quando você está totalmente imerso em um bom livro, pode ser uma fuga bem-vinda do estresse da vida cotidiana.


Então, como você pode envolver-se em uma leitura profunda? O primeiro passo é escolher o livro certo. Procure uma literatura que fale com você em um nível pessoal, seja um romance, um livro de memórias ou uma coleção de ensaios. Depois de escolher seu livro, é importante reservar um tempo para ler sem distrações. Isso significa encontrar um lugar tranquilo onde você possa mergulhar totalmente no texto.


Ao ler, tente conectar-se com os temas e ideias que estão presentes no texto. Considere as motivações dos personagens, as emoções que estão experimentando e as mensagens subjacentes que estão presentes no texto. Reserve um tempo para refletir sobre o que você está lendo e como isso se relaciona com suas próprias experiências de vida.


Quando terminar o livro, reserve algum tempo para refletir sobre o que aprendeu. Considere o impacto que o livro teve em sua vida e como ele o ajudou a compreender a si mesmo e ao mundo ao seu redor.


A leitura profunda é uma ferramenta poderosa para o crescimento e desenvolvimento pessoal. Além dos benefícios já citados, podemos obter uma maior compreensão de nós mesmos e do mundo ao nosso redor. Portanto, da próxima vez que você pegar um livro, reserve um tempo para envolver-se em uma leitura profunda e permita-se mergulhar totalmente na história.

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page