top of page
  • Foto do escritorPriscila Batista Arcanjo

LITERATURAnews | Jim Warren: um dos artistas mais versáteis e criativos da atualidade


Jim Warren nasceu na Califórnia em 1949 e começou a pintar quando tinha 2 anos de idade. Iniciou sua carreira como artista plástico nos anos 70 e chegou a ganhar vários prêmios de primeiro lugar em exposições na Califórnia. Devido ao sucesso com as premiações, começou a pintar ilustrações para filmes, livros e capas de álbuns.


Atualmente Jim Warren possui centenas de pinturas originais surrealistas e ilustrações de obras-primas mundialmente famosas. Uma delas foi a capa vencedora do Grammy por "Against the Wind", de Bob Seger em 1981. Além disso, cresceu perto da Disney e sentiu-se inspirado por ela desde criança. Logo ficou extremamente feliz ao conseguir permissão da Disney para pintar todos os personagens dela.


Já são mais de 50 anos que Jim Warren vem produzindo sua arte surrealista e encantando o público com a criatividade e a beleza de suas obras. O mais impressionante é que ele é praticamente autodidata e inspirou-se em grandes mestres pintores como, por exemplo, o pintor do movimento surrealista Salvador Dalí.


As palavras de Mike Love, vocalista do The Beach Boys, expressam exatamente o que podemos sentir ao contemplar a arte de Jim Warren:

“Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. No caso da arte de Jim Warren, um milhão de palavras seriam insuficientes para transmitir a profundidade e a amplitude da genialidade de Jim Warren.”

O Sulacap News conseguiu uma entrevista exclusiva com Jim Warren. Confira!

A influência surrealista é notável na sua arte. Como começou seu interesse pelo surrealismo?

Jim Warren - Eu vi Dalí pela primeira vez quando estava no colégio por volta de 1967. Fiquei intrigado e decidi que seria um artista e que a arte poderia ser divertida e sem limites.

Como é o seu processo criativo e o que te inspira mais?

Jim Warren - Eu tenho ideias simplesmente observando as coisas, ou ouvindo uma música que adoro e que contém uma história significativa com a qual posso me identificar. Também me inspiro no oceano, no pôr do sol e na forma como o sol ilumina as coisas.


Existe algum trabalho seu que seja mais significativo para você?

Jim Warren - Alguns que eu pintei por causa de algo que estava experimentando na época. Outros por serem visualmente interessantes e que eu achei que as pessoas estariam interessadas.

Seu trabalho abrange diversos temas: retratos, artes da Disney, ilustrações, entre outros. Você tem algum tema favorito?

Jim Warren - Gosto de variar, pois acho mais interessante. Algumas vezes eu sinto vontade de fazer um estilo mais abstrato e colorido. Outras vezes eu já sinto vontade de fazer algo mais realista, surrealista ou alguma arte da Disney. Romance, meio ambiente e diversão na praia são alguns dos meus temas favoritos.

Existe algum trabalho que você ainda não tenha feito e que gostaria de fazer?

Jim Warren - Estou sempre pensando em coisas novas. Meu filho Art de 26 anos está sempre pensando em novos rumos para mim. Então eu nunca tenho certeza por quais dificuldades vou passar, mas provavelmente quero me surpreender e espero surpreender os outros também.


Para encerrar essa breve entrevista, você poderia deixar uma mensagem para seus fãs brasileiros?

Jim Warren - Minha motivação para pintar é inspirar outras pessoas. Assim como quando eu estava no colégio e fui inspirado por Dalí, Warhol, Norman Rockwell e outros artistas. Artistas e grupos musicais como o The Beatles e o The Beach Boys tornaram a minha vida mais interessante e divertida. Sempre fico feliz em saber que iluminei o dia de alguém, ou que fiz alguém feliz com a minha arte.


Depois dessa bela mensagem final de Jim Warren, convido vocês para conhecer o portfólio dele em https://jimwarren.com/. A arte dele te levará a viajar por lugares surpreendentes e encantadores. Além de desafiar o nosso raciocínio lógico com a criatividade de sua realidade subjetiva, a qual somente a mente inventiva de um artista surrealista consegue idealizar.





Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page