top of page
  • Foto do escritorPriscila Batista Arcanjo

LITERATURAnews | Já é hora de acordar a criatura humana


No Largo da Lapa, no dia 1 de dezembro de 1965, foi inaugurada a Sala Cecília Meireles. Renomados concertos já aconteceram e continuam acontecendo nesta Sala até hoje.


Para comemorar esta data especial, o Sulacap News escolheu homenagear a escritora Cecília Meireles. Nascida no Rio de Janeiro em 1901, formou-se professora e dedicou-se ao magistério. Enquanto atuava como professora, desempenhava uma intensa produção literária e jornalística e colaborava para quase todos os jornais e revistas cariocas da época.


A poesia de Cecília Meireles é intimista, explora a sensibilidade feminina, a reflexão filosófica e existencial. Sua poesia aborda temas como a efemeridade das coisas, o amor, a natureza, a solidão, entre outros temas. Foi uma escritora que buscava questionar e compreender o mundo através de suas próprias experiências. Além de poetisa, foi autora de uma vasta produção em prosa. Produziu contos, crônicas e também contribuiu para a literatura infantil e do folclore.


Foi uma das principais escritoras da segunda geração do Modernismo brasileiro e uma das primeiras mulheres a conquistar reconhecimento na literatura brasileira. Isto porque as mulheres só começaram a conquistar espaço definitivo como escritoras no Brasil na década de 1940.


No concerto inaugural da Sala Cecília Meireles, o crítico Walmir Ayala comenta:

“Em poucos momentos de sua história a poesia brasileira foi tão concebida sobre a música como na obra de Cecília Meirelles. Poucos poetas em língua portuguesa dispuseram com tanta desenvoltura de um instrumento sonoro como ela. Raramente a palavra foi tanto harmonia, ritmo, afinamento.”

Convido vocês para conhecer melhor o trabalho desta talentosa escritora. Que mais criaturas humanas possam ser acordadas e que possam compreender a vida em profundidade.

Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page