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  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Linhas 739 e 744, que atendiam Sulacap e adjacências, voltam a circular

Prefeitura faz operação em garagens de ônibus e 33 linhas voltam a circular

Na madrugada desta segunda-feira (17), a Secretaria Municipal de Transportes, por meio do recém-criado Comitê Executivo emergencial para readequação das linhas de ônibus da cidade, realizou uma grande operação nas garagens das empresas com foco nas linhas reclamadas por inoperância e circulação com frota reduzida, irregularidades que se agravaram durante a pandemia. A ação resultou na retomada da operação de 33 linhas regulares.

Ao todo, 11 equipes com cerca de 80 agentes e 17 viaturas, com o apoio da Guarda Municipal, inspecionaram 10 garagens e reuniram dados para um inventário de situação de veículos que se encontram fora de operação, levantaram informações sobre a composição das equipes que deveriam estar em atividade, e das linhas reclamadas através do canal direto da população com a secretaria, o SMTR com VOCÊ. Além disso, os fiscais analisaram a documentação, vistoria, itens de segurança, cumprimento dos protocolos sanitários e o estado de conservação dos coletivos. As garagens inspecionadas foram: Pégaso/Palmares, Jabour, Barra, Redentor/Futuro, Transurb, Real, Braso Lisboa, Nossa Senhora de Lourdes, Pavunense e Vila Real. As equipes documentaram as irregularidades para a devida apuração de responsabilidade junto aos operadores e consórcios. Além do trabalho de campo pelo comitê, a SMTR já realiza diferentes levantamentos com base nos 688 serviços cadastrados. A lista atualizada, com base no canal oficial da secretaria, conta com 144 linhas reclamadas por inoperância ou circulação com frota reduzida, o que representa cerca de 20% do total de serviços cadastrados na secretaria. Após a intervenção dos agentes nas garagens, nesta segunda-feira, 22% do total de linhas com reclamações no canal voltaram a circular e serão rigorosamente acompanhadas pela pasta. Os serviços retomados foram: 010 (Fátima x Central) 109 (São Conrado x Central) 311 (Engenho Leal x Candelária) 342 (Jardim América x Castelo) 346 (Madureira x Candelária) 349 (Rocha Miranda x Castelo) 380 (Curicica x Candelária) 384 (Pavuna x Passeio) 385 (Village Pavuna x Passeio) 389 (Vila Aliança x Candelária) 702 (Praça Seca x Madureira) 739 (Sulacap x Bangu) 741 (Barata x Bangu) 743 (Barata x Bangu) 744 (Realengo x Cascadura) 773 (Cascadura x Pavuna) 817 (Terminal Recreio x Vargem Grande) 822 (Corcundinha x Campo Grande) 825 (Campo Grande x Jesuítas) 830 (Pedregoso x Campo Grande) 832 (Taquara x Alvorada) 833 (Conjunto Mangaratiba x Campo Grande) 841 (Vilar Carioca x Campo Grande) 842 (Paciência x Campo Grande) 849 (Base Aérea de Santa Cruz x Campo Grande) 850 (Mendanha x Campo Grande) 869 (Santa Margarida x Campo Grande) 882 (Tanque x Alvorada) 887 (Pechincha x Barra da Tijuca) 891 (Sepetiba x Mato Alto) 893 (Jardim Palmares x Campo Grande) 895 (Serrinha x Campo Grande) 896 (Pingo D´água x Estação Mato Alto) Segundo o coordenador do Comitê Executivo, , os levantamentos feitos nas garagens são de grande importância, já que o inventário com as disfunções existentes vão permitir a intervenção do poder concedente na direção do aperfeiçoamento do transporte público por ônibus na cidade.

"Operações como essa são de extrema relevância e seguirão em nosso cronograma. O objetivo central é promover melhorias no sistema, como o carioca reivindica, precisa e merece", afirmou o subsecretário Allan Borges.

O secretário municipal de Transportes, Paulo Jobim, reconhece que a pandemia afetou seriamente o segmento do transporte público, não só na cidade do Rio, como em outras grandes capitais, e está acompanhando a tramitação do projeto do governo federal que trata do apoio ao setor nos estados e municípios. Em caso de aprovação, a Prefeitura do Rio, poder concedente, vai utilizar, preferencialmente, para a implementação das medidas estabelecidas, o critério de desempenho contratual dos operadores e consórcios, especialmente quanto à regular operação das linhas.

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