Buscar
  • Alexandre Madruga

Jardim Sulacap tem seis casos confirmados de Covid-19, mas apenas três foram notificados


Desde o começo da crise do coronavírus, estamos monitorando os casos no bairro Jardim Sulacap, sempre falando diretamente com quem tem casos confirmados através de exames laboratoriais. Antes mesmo de surgir casos oficiais para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nossa apuração já tinha descoberto duas pessoas contaminadas pelo Covid-19. Esse número subiu nessa quinta-feira (09) para três casos infectados e um óbito. Coincidentemente, todos os casos não notificados são de laboratórios particulares.


Em nossa investigação, os casos oficiais do Jardim Sulacap que estão registrados nos dados da SMS são de três pessoas, com 24 anos (feminino), na faixa etária de 30 a 39 (masculino) e entre 70 e 79 anos (masculino). Os casos que temos confirmações de contaminação são de pessoas que tem 35 (feminino), 46 (masculino) e 50 anos (masculino).


Ou seja, Jardim Sulacap tem seis casos confirmados, mas apenas três notificados.


Nossa reportagem questionou a Secretaria Municipal de Saúde, que enviou a seguinte nota: "Resultados dos testes confirmados são recebidos diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde, encaminhados pelos laboratórios oficial ou particulares que atendem unidades da rede privada. Todos os hospitais privados estão cientes que os casos suspeitos e positivos de covid-19 devem ser notificados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e, tão logo a informação chega, é incluída nas estatísticas de monitoramento da doença e no Painel Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde trabalha intensamente para sensibilizar as unidades da necessidade e obrigatoriedade de notificação dos casos suspeitos e confirmados. É importante que os cidadãos participem do processo de sensibilização e comuniquem as autoridades sanitárias de sua região para que sejam tomadas as medidas necessárias".

973 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil