top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Idosos: confira como prevenir acidentes domésticos

Cerca de 70% das quedas em idosos ocorrem dentro de casa e acometem idosos com mais de 65 anos

São inúmeros os problemas que afetam a qualidade de vida dos idosos, por isso ações preventivas são fundamentais para garantir o bem-estar e a segurança na terceira idade. Um dos elementos que determinam a qualidade de vida de uma pessoa idosa é a independência para realização de atividades habituais e isso não depende apenas das condições clínicas e físicas, mas também da adequação do meio em que eles vivem. Segundo dados do Ministério da Saúde, 70% das quedas em idosos ocorrem dentro de casa e acometem idosos com mais de 65 anos. Em idosos acima de 80 anos , a prevalência é ainda mais alta e a mortalidade associada a quedas chega a ser seis vezes maior.

As quedas nas pessoas idosas são comuns e aumentam progressivamente com a idade. Para evitá-las, além do cuidado, são necessárias algumas medidas nos ambientes. De acordo com enfermeira e coordenadora técnica da Home Angels, rede de cuidadores de pessoas supervisionadas, Janaína Rosa, mesmo que a ocorrência de uma queda configure em apenas um acidente, ela também pode indicar problemas relacionados à saúde do idoso, além de poder causar consequências muito negativas, como redução das funções e necessidade de hospitalização.

“As consequências das quedas para os idosos podem ser bastante limitantes, tanto física quanto psicologicamente e, em alguns casos, podem ser fatais. Os principais problemas decorrentes são: fraturas, traumatismo craniano, cortes, queimaduras, ansiedade, depressão e o chamado “medo de cair” também conhecido como “Ptofobia”, explica.

Entre as principais causas de quedas na terceira idade, estão os fatores relacionados ao envelhecimento, como diminuição da visão, fraqueza muscular relacionada ao sedentarismo.

“O sedentarismo é muito frequente na terceira idade, pois a prática de exercícios não é estimulada entre os idosos, o que é um erro, pois quanto menos se movimenta o corpo, maior é o declínio das condições e capacidades físicas”, afirma.

Poucas pessoas sabem, mas grande parte das quedas sofridas por idosos podem ser prevenidas. Para isso, basta realizar algumas alterações no estilo de vida e adaptações dentro de casa, adicionando itens de segurança e, o mais importante, fazer uso deles.

“Dentro do ambiente doméstico, o banheiro é o campeão em quedas. Pisos lisos, água, material de limpeza, sabão. Enfim, as causas podem ser muitas, mas todas podem ser prevenidas com simples medidas de segurança que podem ser ajustadas pelo cuidador e familiares”, destaca.
“Manter o ambiente da casa bem iluminado e adaptado, com pisos antiderrapantes. Adaptar corrimãos para permitir uma locomoção com mais facilidade, principalmente nos banheiros, corredores ou próximo à cama, evitando tapetes, fios, e demais objetos pelo caminho, bem como, degraus ao longo da casa. Também é recomendado evitar camas e cadeiras muito baixas ou altas. Além disso, é necessário atenção nas roupas e calçados adequados para cada faixa etária, optar por sapatos fechados, com sola antiderrapante e bem adaptados ao pé”, completa a enfermeira.
 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page