top of page

GASTRONOMIAnews | Auxílio de cardápio semanal em gastronomia

Foto do escritor: Eliane CorrêaEliane Corrêa

Fui solicitada a criar um cardápio único para um paciente que está passando por um processo médico. A cliente pediu que eu criasse um prato com um único ingrediente e que ficasse viável apenas mudar o recheio, pois esse cliente está encontrando dificuldade em engolir. Aceitei e criei um cardápio para a semana toda e que pudesse ser congelado também, facilitando a vida dela. Diante dos preços absurdos, eu escolhi a batata, mas pode e deve intercalar, se quiser com outros tipos: inhame, aipim, etc. A batata foi devido ao preço.


A idéia que fosse fácil de preparar por qualquer pessoa.


1° cardápio: escondidinho de batata

Cozinhar a batata sem casca e em cubinhos com água e sal e açafrão ou cúrcuma (é opcional). Espremer em peneira e adicionar ervas, margarina ou manteiga e leite (eu mudo as vezes, por leite de coco). Por em uma forma ou tabuleiro o recheio desejado e o pure por cima e adicionar muçarela ralada e por para derreter. Recheio que eu uso: calabresa moída ou processada refogada com cebola, molho de tomate e ervas


2° cardápio: bolinho de batata recheado.

Com mesmo purê sem nada, acrescente ervas e alho refogado e pouco de farinha de aveia ou farinha de trigo, até que consiga moldar em bolinhas, rechear a gosto e com pouco azeite grelhar essas bolinhas até ficar dourado.


3° sopa de batata com alho poro: limpe e pique o alho poro e refogue com cebola picada, acrescente um pouco de água e deixe cozinhar e acrescente o purê e cozinhe bem e bata no liquidificador com pouco de creme de leite. E acerte o sal se necessário.


4° frigideirada de batata: pegue esse purê e acrescente cheiro verde e coentro, se gostar, e queijo parmesão, e 01 ovo. Espalhe um pouco de azeite na frigideira, espalhe o purê, e o recheio da sua preferência. Cubra com o resto do purê e depois que a parte debaixo estiver dourado, vire em um prato e ponha no forno para dourar o outro lado.


5° purê de batata com mix de queijo: com o mesmo purê, acrescente leite e creme de leite e dois tipos de queijo que você mais gosta. Leve ao fogo baixo e mexa com vigor até ficar bem homogêneo. Fica absurdamente excelente esse purê cremoso e diferente.


Os acompanhamentos desse prato, pode ser arroz integral, legumes bem cozidos, e até ovos mexidos.


Tenham um excelente fim de semana e meu contato:


Eliane Corrêa

Tel: 99828-4653

Instagram: elianecorrea67


Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

bottom of page