top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Final de semana com "Portões Abertos" no Musal em comemoração aos 150 anos de Santos Dumont

Juntamente com as comemorações do seu Jubileu de Ouro, 50 anos de criação, o Museu Aeroespacial celebrará o Sesquicentenário do nascimento de Alberto Santos Dumont, um dos maiores inventores e pioneiros da aviação mundial, com evento dedicado para toda Sociedade Civil na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 29 e 30 de julho próximos

Esse evento comemorativo, mais conhecido como “Portões Abertos”, visa valorizar o grande pioneiro da Aviação, Santos Dumont, que foi o primeiro a alçar voo com um aeroplano “mais pesado que o ar” sem auxílios externos em 1906, em Paris (França). Nos dois dias de evento, o público contará com uma atmosfera familiar, alegre e festiva, podendo curtir apresentação de aeronaves militares como por exemplo KC-390 (novo avião de transporte), helicóptero H-36 Caracal e os Caças F-5; aeronaves civis acrobáticas como o T-6, RV-8 do Comandante Ferrari, os super decathlon da Esquadrilha ACRO e a Esquadrilha CEU; exposição histórica de aviões, em particular da réplica do caça “Gripen” da FAB; oficinas educativas para todas as idades, praça de alimentação e muito mais. Especialmente, no dia 29 de julho, terá a demonstração aérea da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira.

Os visitantes poderão “explorar” todo o Museu Aeroespacial, que possui um amplo espaço expositivo com salas temáticas, as quais enaltecem fatos históricos e personalidades da História da Aviação como: a campanha da FAB na II Guerra Mundial, a atuação da Mulher na Aviação, a Indústria Brasileira de Aviação - EMBRAER, Santos Dumont, Primórdios da Aviação, entre outros.


Nessa verdadeira viagem no tempo, as famílias terão a oportunidade de apreciar as mais de 70 aeronaves históricas expostas como exemplo: Caudron G-3, aeronave centenária de fabricação francesa; P-47, avião empregado em diversas missões reais durante a II Guerra Mundial; Pilatus, F-5, A-29 Super Tucano, B-25, C-47, Mirage III e Mirage 2000, C-130, Electra e muitas outras.

Pode-se ressaltar ainda que no evento organizado em parceria com a empresa promotora 2A Eventos, o público terá a disposição: ampla praça de alimentação com várias opções de refeições e lanches; parque de diversões; exibição de filmes históricos; demonstração dos cães do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) e das atividades da Guarda Municipal do Rio; exposição e venda de material temático relacionado à FAB e a Santos Dumont, como as várias lembranças exclusivas oferecidas por alguns esquadrões de Voo da FAB e pela loja mineira “Petit Dumont”; entre outros entretenimentos.


O MUSAL convida o público a praticar a solidariedade, levando um quilo de alimento não perecível, porém a entrada é gratuita. Os mantimentos serão doados ao Instituto “Casa Viva”, uma organização que atua em atendimento às necessidades da população em vulnerabilidade social.


Haverá estacionamento nas proximidades e um esquema especial de trânsito, sendo oferecidas vagas especiais para PCD (Pessoas Com Deficiente), estando todas essas informações disponíveis no site do Museu Aeroespacial (www.fab.mil.br/musal).

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page