top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Exposição em museu na Taquara destaca a cultura popular

Mostra apresenta uma seleção de obras que dialogam com ancestralidades

Uma mostra que resgata a cultura popular materializada a partir do contato do artista com as comunidades presentes no território. Assim é a exposição 'Sertão Carioca: da nossa terra', do artista Thiago Modesto, aberta no início deste mês, no Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, na Taquara. As obras retratam a ancestralidade e a resistência da comunidade.

O artista Thiago Modesto é proveniente de uma família que migrou de outros sertões do Estado do Rio de Janeiro em direção à Zona Oeste da cidade. Ele apresenta uma leitura única de sua terra. Suas experiências no Sertão Carioca contemporâneo revelam reminiscências daquele de tempos passados, conforme retratado por Magalhães Corrêa. Os personagens e eventos que faziam parte das histórias familiares de Modesto ganham vida em pessoas e situações reais, à medida que ele se envolve com as comunidades presentes no território.

A exposição apresenta uma seleção de obras que dialogam com ancestralidades, comunidades reais e imaginadas, resistências e resiliências. Essas criações são resultado de pesquisas de campo realizadas no Sertão Carioca, inspirando a produção artística recente do autor. Além da exposição, Modesto oferecerá oficinas de xilogravura para todos os públicos interessados.

A coordenadora de design do museu, Cláudia Revoredo, assegura que os visitantes podem antecipar uma experiência imersiva que explora a cultura e vivências de uma região pouco explorada pelo carioca:

“A conexão profunda entre o museu e o bairro enfatiza a relevância desta exposição como um cenário ideal para explorar as raízes históricas e culturais que remetem às memórias da Colônia Juliano Moreira', explica Cláudia.

A exposição 'Sertão Carioca: da nossa terra' é gratuita e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e vai até o dia 11 de novembro. O Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea está localizado na Estrada Rodrigues Caldas, 3.400, na Taquara.

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Opmerkingen


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page