Estudandes do Colégio Pedro II, em Realengo, conquistam medalha de ouro em Olimpíada estudantil em São Paulo
No último sábado (24), aconteceu na cidade de Campinhas (SP), a final da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizada pela Unicamp, com a participação de 340 equipes finalistas de todo o país. Com mais de 1.000 estudantes no evento, a "Equipe Esotérica do Campus Realengo" do Colégio Pedro II conquistou a medalha de ouro.
Os estudantes Isabelle Moulin, João Pedro Panema e Letícia Filuszteck, da turma 1301, sob orientação do professor Alessandro Paz, tiveram que realizar uma prova dissertativa com o tema da repatriação do Manto Tupinambá, do século XVI, em julho de 2024. O Manto estava no Museu Nacional da Dinamarca e foi entregue ao Museu Nacional do Rio de Janeiro. A equipe refletiu sobre questões da cultura material. A sensível e bem fundamentada reflexão feita pela equipe sobre o artefato e diferentes visões sobre esse processo de repatriação foi o diferencial para a garantir o primeiro lugar.
Em matéria postada no site do Colégio Pedro II (Campus Realengo), enalteceu a conquista dos jovens:
"Simplesmente sensacional! Com essa vitória, Isabelle, João e Letícia fizeram História, certamente com H maiúsculo, e elevaram o nome do Colégio Pedro II, mais notadamente do Campus Realengo II, ao patamar que ele merece entre tantas instituições de ensino de todo o Brasil. Quem já participou de uma edição da ONHB tem a exata noção do quão gratificante é a realização de cada uma de suas fases e a dimensão do desafio de se chegar à grande final, o que, por si só, já representa uma façanha e tanto. Esperamos que esse feito seja inspiração para que, ano que vem, tenhamos muitas mais equipes participando dessa emocionante competição, aumentando nossas chances de conquista de mais medalhas e, obviamente, de se colher os frutos excelentes do crescimento pessoal que a ONHB pode proporcionar com suas temáticas variadas, humanistas e voltadas para a semeadura do amor pela História no coração de cada um de seus participantes".
Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.
O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:
Whatsapp - clique AQUI
Telegram: https://t.me/sulacap
Comments