Especialista dá dicas para economizar na compra dos materiais escolares
Consultor financeiro orienta a como não estourar o orçamento na papelaria
O início do ano é marcado pelas contas a pagar e, com a inflação em alta, economizar cada real faz a diferença no orçamento doméstico, inclusive durante a compra de material escolar. Segundo dados do Procon-SP, o ano de 2022 começou com variações de até 381% nos preços dos itens escolares. Pensando em ajudar pais e responsáveis a não ficarem no vermelho, Claudio Munhoz, consultor Financeiro que atende pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços do Brasil, elencou algumas dicas para as compras:
1° Atenção a lista de materiais
Todos os itens solicitados pela escola devem ser analisados com atenção. Alguns materiais aparecem nas listas em quantidades excessivas e até mesmo com sugestões de marca. Pesquise bem os valores, marcas e quantidade, já que os custos podem ser diminuídos após uma análise criteriosa; vale analisar a real necessidade de cada item solicitado.
2° Reaproveite itens
Para as crianças, a compra dos itens escolares muitas vezes é uma das partes mais divertidas e esperadas para o início do ano letivo, contudo para muitos pais, o valor desses materiais acabam pesando no orçamento. Antes de ir às compras, é importante analisar os materiais que podem ser reutilizados.
3° Reúna outros pais para realizar uma compra coletiva
Pesquise lojas que ofereçam preços diferenciados para atacado e varejo, junte os pais com as listas de materiais e vá às compras. Muitas vezes reunir-se com mais pessoas para a compra do início do ano letivo, poupará muito o seu bolso, já que algumas lojas oferecem descontos significativos para venda de materiais atacados.
4° Comprar à vista com desconto é o melhor caminho
Se puder pagar à vista com desconto, opte por esse caminho. Parcelar as suas compras fará com que você pague juros. Muitos lojistas afirmam que o parcelamento do cartão não acarretará nenhum juros, contudo essa afirmação não reflete a realidade, pois se você pedir desconto à vista normalmente é concedido.
5° Vá às compras sem os filhos e tenha uma lista clara e objetiva
Prefira ir às compras sem os filhos e com uma lista dos itens que precisam ser comprados. Geralmente, a presença das crianças facilita o deslize para a compra de materiais que estão fora da lista, fazendo com que o valor fure o orçamento. O foco na hora de comprar os materiais fará com que você economize tempo e dinheiro.
Comments