top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Em julho, o Sulacap News completará 9 anos e realizará campanha de doação de sangue no HAAF

Sempre que chega o aniversário, você obviamente espera receber presentes. Mas com o Sulacap News o que importa é ajudar a sociedade de alguma forma. Então, no dia15 de julho, quando o Sulacap News completará 9 anos, será realizada uma campanha de doação de sangue, no Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), unidade que faz parte da Hemorede do Estado do Rio. Ou seja, no Banco de Sangue do HAAF você pode doar direcionado para alguma pessoa internada em qualquer parte do Rio de Janeiro.


E alguns patrocinadores [Pramil, Odontocompany, AB de Paula Imóveis, Flafitt e Autoescola Campo dos Afonsos] resolveram participar da ideia e financiaram 20 camisas que serão dadas aos primeiros doadores que forem ao HAAF no dia 15/07 às 8h da manhã [mas o local funciona até 11:30h], uma segunda-feira. Um belo dia de começar a semana, não é?!?!

Encontro marcado?

Anotem o endereço do HAAF: Av. Marechal Fontenelle, 1.628. Tem estacionamento gratuito e os ônibus 917 e 745 passam em frente.


Mas quem pode doar? Confira as instruções abaixo.


Requisitos básicos

» Estar em boas condições de saúde.

» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

» Pesar no mínimo 50kg.

» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial: RG - Carteira de Identidade física ou cópia autenticada; RG - Carteira de Identidade digital; CNH - Carteira Nacional de Habilitação física, com foto e filiação; CNH - Carteira Nacional de Habilitação digital, com a presença do QR Code. Outros documentos, favor entrar em contato por um dos canais de atendimento ao doador – clique aqui.


Principais impedimentos temporários

» Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.

» Gravidez.

» 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

» Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

» Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

» Tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação (sobrancelhas, lábios etc.): se feitas em estabelecimento apropriado (seguro) e com todos os cuidados necessários (assepsia correta e material descartável), o prazo é de 6 meses; caso contrário, o prazo é de 12 meses..

» Piercing ou brinco: se feitos em local sem mucosa, com material descartável e em estabelecimento apropriado, o prazo é de 6 meses; caso contrário, o prazo é de 12 meses (locais com mucosa, consultar “Quem não pode doar”.

» Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 6 meses.

» Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc.): aguardar 6 meses.

» Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias.

» Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas.

» Acupuntura: com material descartável/agulha própria, aguardar 24 horas; em procedimento não seguro, aguardar 6 meses; se realizada com laser ou sementes: apto.

» Vacina contra gripe: por 48 horas.

» Vacina contra Covid-19: 7 dias.

» Vacina contra Dengue: 4 semanas.

» Viagem ao exterior para os Estados Unidos ou regiões com surto de Febre Amarela impede a doação por 30 dias, após o retorno.

»Doenças:

» Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.

» Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).

» Malária: quem esteve nos estados brasileiros com alta prevalência (como Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins) ou em países endêmicos para malária, aguardar 30 dias após o retorno para doar.

» Febre Amarela: quem esteve em região onde há surto da doença deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno; se tomou a vacina, deve aguardar 04 semanas; se contraiu a doença, deve aguardar 6 meses após recuperação completa (clínica e laboratorial).

» Covid-19:

· Candidatos que apresentaram diagnóstico ou suspeita de Covid-19 estão aptos a doar 1 semana após a cura.

· Candidatos assintomáticos com teste positivo estão aptos a doar após 10 dias da data de realização do teste.

· Candidatos que tiveram contato com casos positivos de contaminação por coronavírus estão aptos a doar após 7 dias do último contato.

· Candidatos que fizeram isolamento voluntário ou por orientação médica estão aptos a doar após o término do tempo de indicação de isolamento.

· Profissionais de saúde estão aptos a doar, desde que estejam fazendo uso correto de EPI.

» Dengue:

· Não hemorrágica: apto a doar 4 semanas após a cura.

· Hemorrágica: apto a doar 6 meses após a recuperação completa.


Principais impedimentos definitivos

» Hepatite após os 11 anos de idade. *

» Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

» Uso de drogas ilícitas injetáveis.

» Doença de Parkinson.

* Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva. Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva. Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente. Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.


Respeitar os intervalos para doação

» Homens - 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).

» Mulheres - 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).


Honestidade também salva vidas. Ao doar sangue, seja sincero na entrevista.

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Whatsapp - clique AQUI

Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page