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Foto do escritorAlexandre Madruga

EDITORIAL | Perdemos clientes (verbas publicitárias) em denúncias na defesa do cidadão. E daí?!


Há tempos penso em escrever esse texto, que certamente será em tom de desabafo, porém é necessário. Meses atrás tomei conhecimento de "empresários" (entre aspas mesmo, que mais adiante explicarei), agindo em conluio buscando prejudicar o trabalho do Sulacap News, devido às denúncias decorrentes do envio de moradores/seguidores. Eu soube disso e procurei os ditos "empresários", sem comentar motivo, apenas para saber se falariam da insatisfação deles, e não na surdina, e quais seriam os motivos. Obviamente que estes preferem "fugir" do debate, pois o argumento inexiste.


Dessa vez, novamente por conta de uma denúncia feita essa semana, de uma funcionária da lanchonete dentro do shopping que postamos, onde mostra a mesma sem máscara no estabelecimento comercial, um novo boicote entrou em curso. Cliente optou por cancelar contrato publicitário (nossa única fonte de renda) por discordar da denúncia.


Me questiono:

Estão preocupados com o certo, o comportamento correto ou o que? Mas como fica a denúncia, não faz? Finge que não viu? Deixa para lá?

Os próprios comentários da denúncia em nossas redes sociais mostram que até mesmo alguns consumidores/clientes/seguidores estão de acordo com a "censura", por vários motivos, seja trabalhista (para funcionária não perder o emprego), sanitária (não teria problema estar sem máscara, já que não atendia ninguem) ou individual/egoísta (dizendo que "cada um tome conta da sua vida"). Lembrando que a Lei é clara, obrigando uso, principalmente em comércios e dentro de shoppings, não condicionando se irão atender ou não algum cliente, com loja aberta ou fechada. Em plena pandemia e com Lei obrigando, até multando empresários se clientes estiverem sem máscara, o certo e o bom senso em respeito ao coletivo, está sendo jogado às favas.


Um tempo atrás, um posto de combustível com contrato vigente conosco, acabou fechado por fiscalização da Polícia Civil. O que faríamos? Não faria a matéria explicando o fato? Esconderia a informação? Omitiria? Perdemos o cliente, mas postamos a matéria em benefício do cidadão e ao jornalismo sério, correto e imparcial. Meses depois, sob nova direção, o posto retornou com anúncios.

Esse é o preço por trabalhar certo. Denunciamos, mas perdemos verbas publicitárias, porque somos reféns da ética profissional e do papel do verdadeiro jornalismo.

Eu já ouvi de vários desavisados, que me preocupo com curtidas. Uma inverdade, já que bloqueamos quem não se comporta de maneira adequada nos comentários, agindo com racismo, homofobia, xingamentos pessoais e desqualificando papel do Sulacap News, até porque se não gosta, por quê deveria seguir e diluir ódio, negativismo, ofendendo a cada postagem?


Mais uma vez o jornalismo sofre com quem não entende o papel do jornalista. E normalmente quem não entende, prefere destruir, desqualificar, asfixiar, tentar desmerecer e colocar como um invisível, alguém menor, sem importância. Se discordamos, desmerecemos?

O preço das convicções você paga em vida, mas leva para o túmulo a certeza que desempenhou papel correto, não se permitiu ser considerado um vendido, mas que seguir as corretas regras da ética e do trabalho sério.

Muitos não vão considerar, reconhecer ou entender. Mas é melhor deitar a cabeça no travesseiro, consciente que fez o melhor para o cidadão e os empresários corretos, cientes dos seus direitos e deveres.


Você empresário (sem aspas), que age com correção e respeito aos seus clientes, fique certo que o Sulacap News respeita o seguidor/consumidor/cliente e estes sabem que aqui terá um porta voz, um jornalismo sério, que vai defender direito e deveres de todos. Não à toa, somos abertos para receber doações voluntárias e felizmente, alguns abnegados nos ajudam.

Por vezes perdemos, mas o cidadão ganha, pois terá confiança que o Sulacap News continuará desempenhando o papel de denunciar e reportar.

Perdemos salário, verbas, mas o trabalho do jornalismo sempre será focado no papel social, no respeito à Leis e no consciente dever de informar.

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