top of page
  • Foto do escritorDrª Andreia Conceição da Costa

DIREITOnews | Junho Violeta: mês de combate à violência contra a pessoa idosa

Estamos no JUNHO VIOLETA, instituído pela ONU a ser comemorado no dia 15 como forma de conscientização e combate aos atos de violência contra as pessoas idosas. O objetivo é conscientizar e sensibilizar toda sociedade na diminuição e coibir o sofrimento da pessoa idosa em diversos tipos de violência que assim revelam as estatísticas feitas pelo Disque 100 através das denúncias recebidas.


Dentre os mais recorrentes atos de violência contra a pessoa idosa estão a violência física, o abuso psicológico que inclui a restrição à liberdade de expressão, o desprezo, as agressões verbais que geram o sofrimento emocional como humilhação e afastamento do convívio familiar; ofensas negligências, insultos ameaças e gestos que ferem a identidade e a sua auto estima.


Destaca-se um grande aumento também violações psicológicas, negligência, abandono e violencia institucional muito cometida no ambiente institucional público e privado onde há desatenção e omissão no cumprimento de ações por quem deveria ter sido realizado, como por exemplo a falta de acessibilidade e inclusão.


O abuso financeiro e a violência patrimonial estão interligados com as características de uso não consentido dos recursos financeiros da pessoa idosa, cujos violadores em sua maioria são familiares ou pessoas de sua confiança que se apropriam indevidamente de dinheiro e cartões no intuito de adquirir vantagem em detrimento daquele idoso(a).


Pesquisas revelam também a violência sexual envolvendo membros da família e também de instituições com o dever de prestar-lhes cuidados. Registra-se ainda a DISCRIMINAÇÃO que se revela através do etarismo, idadismo ou ageísmo relacionados ao preconceito por conta da idade da pessoa idosa.


O fortalecimento de combate à violência contra a pessoa idosa é uma iniciativa extremamente necessária e de urgência através das redes de proteção , sejam públicas ou privadas e políticas públicas em caráter contínuo, considerando que os princípios humanos são fundamentais na vida em sociedade.


Dra. Andreia Conceição da Costa é Presidente da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa - OAB BANGU


Canais de denúncia:

Disque 100

Secretaria do Envelhecimento Saudável:(21)2976-1233

Minist.Público:(21)2550-9050

Disque 180 Violência Doméstica

DEAPTI -Delegacia Especializada de Atendimentoa Pessoa Idosa:(21)2333-9265

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Whatsapp - clique AQUI

Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page