top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Dia da Terra na Horta Comunitária da Praça Quincas Borba contou com presença especial de indígena

Twry Pataxó veio diretamente da Aldeia Barra Velha, no sul da Bahia

No último sábado (22), o bairro de Jardim Sulacap comemorou Dia da Terra, que originalmente acontece no dia 22 de abril. O evento foi na Horta Comunitária da Praça Quincas Borba, atrás do Ciep Aracy de Almeida (cantora), em Jardim Sulacap, para conscientizar a comunidade sobre a importância de cuidar do planeta e promover a sustentabilidade através da agricultura urbana, através de atividades como plantio, colheita, oficinas e palestras sobre temas relacionados à agricultura sustentável e cuidados com o meio ambiente. A celebração contou com a presença especial da indígena Twry Pataxo, diretamente da Aldeia Barra Velha, Sul da Bahia.

Durante o evento, Twry Pataxo realizou uma exposição de bio joias produzidas por ela e também palestrou sobre a importância da terra e da natureza para a vida humana. Ela compartilhou seu conhecimento sobre plantas não convencionais que são encontradas na praça e que possuem propriedades medicinais. |A indígena também falou sobre a soberania feminina e como as mulheres são respeitadas nas aldeias indígenas, destacando que as crianças aprendem desde cedo que a mulher é como a natureza. Durante a celebração, ela aplicou uma forma de bênção indígena e realizou uma dança circular indígena, proporcionando um momento de troca cultural com os presentes.

A celebração também contou com a participação da bióloga Lilaz Beatriz da Dossel, que ministrou uma bioaula e conduziu uma visita ao tanque de peixes. Dr. Ivan Ribeiro, quiropraxista, ofereceu atendimentos gratuitos para a comunidade. Além disso, foram plantadas mais 200 mudas de plantas na horta comunitária e realizada uma oficina de semeio, proporcionando um momento de conexão com a terra e a natureza.

Também foi oferecido um café comunitário, servido com grãos de café cultivados na própria horta, e os participantes puderam pintar com tintas orgânicas e observar a fauna e a flora local. Crianças e adultos puderam brincar no balanço pendurado nas árvores e também colocar suas mãos na terra, em atividades lúdicas que aproximaram os do universo infantil.


Com todas essas atividades, o evento teve como objetivo incentivar a conexão com a natureza e a promoção da sustentabilidade, além de fortalecer os laços comunitários e culturais. A presença de Twry Pataxo e a exposição de suas bio joias trouxeram uma importante reflexão sobre a relação dos povos indígenas com a natureza e a importância de preservação ambiental.


Confiram mais imagens do evento, enviadas pela associação de moradores:

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page