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  • Alexandre Madruga

Detran retoma atendimento no Poupa Tempo RJ em Bangu a partir de segunda-feira (8)


Inicialmente estarão disponíveis serviços de primeira e segunda via do RG, que devem ser previamente agendados


A partir de segunda-feira (8), serviços do Detran voltam a ser gradativamente prestados nos postos do Poupa Tempo RJ em Bangu, na zona oeste do Rio, e em Duque de Caxias e São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Inicialmente estarão disponíveis os serviços de primeira e segunda via do RG (Registro Geral).


É necessário fazer agendamento prévio pelos telefones  (21) 3460-4040 e 3460-4041 ou pelo site www.detran.rj.gov.br. O atendimento nas três unidades, administradas pela empresa Shopping do Cidadão, é feito no momento das 10h às 16h. Com a disponibilização dos serviços nos postos Poupa Tempo RJ, a oferta de vagas para solicitações de primeira ou segunda via da carteira de identidade passará de 400 para 1.300 por dia.


Nos postos de Bangu e São João de Meriti é possível também, desde 11 de maio, dar entrada no pedido de seguro-desemprego. Podem fazer o requerimento empregados domésticos, trabalhadores com contratos temporários ou que por medida judicial possam requerer o benefício. O agendamento deve ser feito por meio do Serviço de Atendimento Agendado (SAA) do governo federal.

O Shopping do Cidadão adotou todas as medidas sanitárias recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Governo do Rio para prevenir a transmissão do coronavírus e a consequente propagação da Covid-19. A empresa forneceu aos colaboradores máscaras, luvas, álcool em gel e protetores faciais tipo Shield para uso em casos específicos, como atendentes que tiverem que transitar entre os cidadãos, dando orientações e organizando filas, por exemplo.


Os  gestores e colaboradores foram treinados e orientados a seguir medidas de segurança como higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel; limpar com mais regularidade estações de trabalho e demais ambientes; evitar tocar em locais de uso comum, como maçanetas, interruptores e micro-ondas; usar máscara durante todo o expediente, trocar o equipamento de proteção regularmente e guardar separadamente em sacos plásticos as máscaras que foram usadas durante o dia para posterior higienização em casa; manter distância mínima de 1,5 metro dos colegas de trabalho e dos cidadãos se possível; evitar refeições e marcações de ponto nos mesmos horários; e manter os cuidados necessários também em suas residências.


Além disso, os gestores das unidades medem diariamente a temperatura dos integrantes de cada equipe e fazem uma triagem para identificar possíveis sintomas. Os colaboradores que apresentarem indícios de Covid-19 serão orientados a procurar imediatamente o serviço de saúde conveniado e a se manterem isolados. Esses  profissionais só poderão retornar ao trabalho mediante autorização médica.


Os três postos também receberam divisórias em acrílico nas mesas de atendimento e recipientes com álcool em gel para uso dos cidadãos, que só podem entrar nas unidades com máscara. Exceto em casos de pessoas com deficiência, os acompanhantes são instruídos a aguardar fora do local para evitar aglomeração. As filas externas e internas são organizadas por meio de marcações no piso a fim de que as pessoas mantenham distância mínima umas das outras, conforme os respectivos decretos municipais. Orientações gerais sobre os cuidados necessários para prevenir a transmissão do novo coronavírus estão disponíveis em cartazes afixados nos locais e em vídeos veiculados nos monitores de TV das unidades.

Com mais de 12 anos de experiência no desenvolvimento, implantação e operação de centrais de atendimento ao cidadão, o Shopping do Cidadão é hoje uma empresa também especializada em oferecer a governos e empresas privadas soluções digitais integradas e de prestação de serviços à população, em parceria com a colombiana Quipux.

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