Buscar
  • Alexandre Madruga

Crise do coronavírus: como empreender durante o pânico do mercado?

Por Guy Peixoto Neto, mentor de empreendedorismo jovem

A pandemia do coronavírus foi oficialmente declarada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) no último dia 11 de março, mas, antes disso, o mercado já sentia os efeitos da doença, também chamada de COVID-19. No Brasil, a alta contínua do dólar fez com que a moeda norte-americana atingisse o pico histórico (e negativo) de R$ 5. A Bolsa de Valores opera em quedas sucessivas, chegando perto da perigosa marca de 70 mil pontos. Diante desse cenário, inseguranças e dúvidas em relação a como investir o dinheiro e empreender no país são naturais. O que se nota, porém, é que as pessoas não têm tido paciência para esclarecer as incertezas e lidar com os problemas financeiros decorrentes do coronavírus e mesmo para pensar em como ter os negócios menos impactados por eles. Isso fica muito claro quando se observa a rápida retirada de investimentos da Bolsa de Valores, porque as pessoas não querem arriscar mais perdas. Quem tem negócio próprio tende a ser menos prejudicado pelo coronavírus do que as empresas aéreas, cujas ações estão derretendo, por exemplo. Esta é a hora de analisar o que está ocorrendo no mercado como um todo e pensar em onde colocar o dinheiro disponível de forma segura. Que tal aplicar capital em serviços que ajudem quem está se adaptando a uma nova realidade de trabalho motivada pelo coronavírus? A adoção do home office por muitas empresas, a fim de minimizar os riscos de contágio pelo COVID-19, faz surgir um público acostumado a trabalhar em escritório e que precisa de soluções para o dia a dia em casa, como refeições, lanches e até garrafas de água mineral. Investir no fornecimento dessas facilidades para o consumidor final é, além de um caminho inteligente para ter lucros, uma forma de levar o conforto e a tranquilidade de que essas pessoas precisam para continuar executando bem suas tarefas profissionais. Belas e saudáveis marmitas, bolos caseiros, salgados para o lanchinho da tarde, entregues em em casa e prontos para consumo, são sinônimo de menos preocupações para trabalhadores que, muitas vezes, nem saberiam como preparar tudo isso -- e acabariam se alimentando mal. Serviços simples de entregas -- de água mineral, café, sucos e até material de escritório -- também são possibilidades para novos negócios neste cenário. Realizar uma pesquisa entre uma potencial nova clientela ajuda na definição do melhor foco a ser dado. E o melhor: o modelo de trabalho em home office tende a ficar como legado no pós-crise, o que significa a alta probabilidade de seguir atendendo um público fidelizado quando o turbilhão passar. Estamos falando, portanto, de um investimento pelo bem estar das pessoas e com retorno em curto, médio e longo prazos. No geral, é importante ter em mente que o mercado mundial sente e ainda vai sentir bastante os efeitos do coronavírus. Não é possível saber, neste momento, até que ponto irão as quedas. Mas elas passarão, e quem tiver tido clareza para tirar proveito das necessidades criadas por elas terá boas histórias para contar no futuro.

42 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil