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  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Consumidora atenta não compra produto nas Lojas Americanas

Filial do Parque Shopping Sulacap passou orientação que cliente discordou


Quando se tem conhecimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC), raramente o consumidor é lesado. Foi o caso da estudante e autônoma Patrícia Mattos, 33 anos, que exerceu seu direito, mostrou conhecimento das leis e não comprou o produto, após receber uma informação equivocada de uma funcionária das Lojas Americanas, no Parque Shopping Sulacap na última quarta-feira (21).

Patrícia foi comprar uma boneca Barbie e quando chegou ao caixa, foi informada pela atendente, que por se tratar de uma mercadoria eletrônica, o prazo para troca seria de três dias. Prazo que foi contestado imediatamente.

– Informei a mesma que se tratava de uma informação ilegal, pois o código é muito claro que a mercadoria com defeito, o fornecedor responde solidariamente pelos vícios de qualidade do produto, ou seja, se a mercadoria está com problemas eu tenho 30 dias para a substituição do produto em perfeitas condições de uso, caso não seja sanado eu ainda posso solicitar restituição do valor monetariamente atualizado. – afirmou com veemência a cliente.


Baseado na Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990 da CDC, no artigo 18, Patrícia não esmoreceu e desistiu de ter o produto, que acabou comprando em outra loja do shopping. Na Hi Happy, realizou a compra com as condições que considerou legais, baseadas no código.

Entramos em contato com a matriz das Lojas Americanas, que respondeu dizendo que “A Lojas Americanas informa que o prazo mencionado pela atendente é o prazo de troca por liberalidade concedido pela empresa, na hipótese de arrependimento. Em caso de defeito aplicam-se as disposições do Código de Defesa do Consumidor, previstas no art. 18”.

Ficam duas lições. Uma que consumidores antenados nunca serão lesados. Para as lojas é necessário uma orientação mais clara das condições de garantia, para evitar que se percam vendas, por pura falta de clareza na informação aos clientes.

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