top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Conheça a EcoSulacap

Copenhague x Sulacap: um hiato entre dois lugares


Representantes de 192 países se reuniram em Copenhague no início de 2010, para discutir o aquecimento global e as formas de se preservar a natureza. Ao final de dez dias, o resultado frustrante: nenhum consenso, muito menos decisões concretas. Porém, se na Dinamarca, os líderes do mundo não conseguiram se unir em prol do meio ambiente, pessoas “anônimas” fazem toda a diferença em lugares não tão badalados.

Sem os holofotes da imprensa mundial, um grupo de voluntários, liderado pelo aposentado Eduardo Souza de Carvalho, de 67 anos, refloresta a montanha de Sulacap, no Rio de Janeiro. Desde 1997, estas pessoas plantam todo o tipo de mudas, como eucaliptos, mognos, ipês, palmeiras imperiais e até o pau-brasil, marca brasileira desde os tempos da colonização.

“Somos em média 15 voluntários, que ajudam de várias formas. Nós já plantamos cerca de 20 mil plantas aqui e a partir de 2003 começamos a receber as pessoas que queriam conhecer a Eco Sulacap”, comenta seu Eduardo. A caminhada ecológica, que acontece regularmente, é a melhor forma de mostrar o sucesso deste projeto.

“Com a volta da mata, muitos animais reapareceram nas redondezas. Além disso, o transtorno causado pela terra que descia em dias de chuva acabou”, declara Eduardo, que já recebeu o título de voluntário por natureza, concedido pela prefeitura do Rio de Janeiro.

O bom resultado da EcoSulacap também consequência de ações auto-sustentáveis, simples e inovadoras: “Além da caixa d´água que temos, aproveitamos a água da chuva para irrigar o terreno e saciar os animais”, explica o voluntário.

O trabalho realizado em Sulacap não mostra resultados somente no meio ambiente, mas principalmente nas futuras gerações. Em plena manhã de sábado, crianças que poderiam estar dormindo, ou jogando bola, preferem estar em contato com a natureza. “A gente queria muito vir aqui e ver o que foi feito. A trilha é bem legal e bonita, diz João Pedro, de 13 anos, junto com os amigos.

Por Joyce Trindade – Predio20 Comunicações

Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page